Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“As regras do futebol mudaram”

Por Jornal Sporting
27 Set, 2015

Declarações do Presidente Bruno de Carvalho, no final da partida

No final da partida, o Presidente Bruno de Carvalho dirigiu-se à comunicação social para deixar uma mensagem:

“Em primeiro lugar, queria agradecer aos milhares de Sportinguistas que vieram aqui. Sentimo-nos, de facto, em casa e isso é um orgulho porque demonstra a nossa dimensão e é extremamente importante para aquilo que são os nossos objectivos que isto continue a acontecer.

Em segundo lugar, é para nós importante passar a mensagem de que percebemos o estado de alma dos Sportinguistas, nós também estamos tristes, mas temos de perceber que isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Vamos cumprir o nosso objectivo de lutar pelo título até ao fim, confiamos muito no trabalho que estamos a realizar e precisamos deles, como hoje, para serem o nosso 12.º jogador e tenho a certeza de que o serão.

Depois, uma série de situações que gostava de partilhar, porque ainda não fiz três anos de futebol, mas este jogo fez-me aprender muita coisa que é importante os adeptos de futebol conhecerem porque, pelos vistos, o futebol está em constante mudança.

Em primeiro lugar, fui expulso no final do jogo. Na reunião preparatória, à qual sempre vou, a equipa de arbitragem, na pessoa do árbitro principal, disse que queria ser um elemento pouco notado na entrada e na saída de campo. No final da partida, dirigi-me a ele e disse-lhe que para uma equipa que não queria ser notada, tinha sido demasiado notada. E fui expulso. Tirei daí a aprendizagem de que se pode dizer o que quiser nas reuniões preparatórias que não é para levar muito a sério porque se pode fazer ao contrário e, se alguém fizer um reparo, é expulso.

Em segundo lugar, aprendi que afinal uma das características dos árbitros não deve ser a humildade. Alguém acha que é preciso ter um ego do tamanho do Mundo para ser árbitro, em vez de ser humilde. Depois, também aprendi que uma mão em contacto com as costas dá direito a anular um golo, mas agarrar vários jogadores dentro da grande área não dá direito a ‘penalty’. Esta é uma mudança importante nas leis de jogo porque não vale a pena os adeptos de futebol ficarem zangados porque isto é uma alteração à regra. Também aprendi que encontrões com brutalidade e rasteiras por trás não dão direito a qualquer tipo de sanção. É outra nova regra do futebol. Um jogador a quem é cortada a bola e fica muito zangado porque o árbitro não marca a falta pode levantar-se, correr atrás do jogador que supostamente fez falta e, por trás, dar-lhe um pontapé, que isso não é agressão nem dá direito a expulsão. Também aprendi que afinal vale a pena fazer anti-jogo e perder tempo porque a função do árbitro não é evitar o anti-jogo mas sim olhar passivamente para tudo isso e achar que o futebol tem a ganhar com isso. Um jogador também pode estar exactamente no sítio onde vai ser feita a substituição, sabendo que vai sair, e voltar para junto da grande área para depois regressar ao sítio da substituição e sair. Isto não é sancionado e é absolutamente normal.

São muitas lições, parece-me importante tirarmos estas ilações e percebermos realmente o que é o futebol e, enquanto pai, tenho assistido ao desenrolar do Campeonato até agora. Porque não sou só Presidente do Sporting; sou pai e sou filho. E enquanto pai, olho para o Campeonato e tiro uma grande ilação: quem ainda é bebé tem de comer muita papa para chegar a ser um grande homem”

Questionado sobre a ausência de Carrillo, Bruno de Carvalho respondeu: “O Carrillo só fez falta ao Sporting se tiver tirado o curso de árbitro. É mais importante percebermos as novas regras do futebol do que discutir esse assunto”.

A nomeação de Artur Soares Dias para o encontro de hoje foi também um assunto comentado pelo Presidente ‘leonino’. “Não acho nada estranha e tenho de lhe dizer que o Artur Soares Dias era um árbitro que tinha e tenho em elevada consideração. São muitas lições e realmente vou digeri-las pelo caminho, triste, como é lógico, mas mudando as regras do futebol na minha cabeça porque é importante começar a olhar para o jogo de outra forma porque senão vou estar sempre zangado e não vale a pena. As regras do futebol mudaram, ninguém nos avisou mas agora estou avisado e se calhar aproveito uma parte da Assembleia Geral de amanhã para explicar as novas regras para os adeptos não criticarem os árbitros”, referiu Bruno de Carvalho.

Confrontado com um possível castigo, o líder do Clube de Alvalade respondeu: “Se eventualmente for castigado, com o que tenho visto desde o início do campeonato, se calhar consigo ter umas férias porque desde o inicio que tenho aprendido muitas regras novas dentro de campo por isso se calhar preciso de um período de reciclagem. Acho que o que disse é de uma gravidade total e para além do castigo se calhar ainda vou ser fustigado no meio da Praça dos Restauradores com 50 chicotadas, porque foi de uma gravidade total atingir um ego do tamanho do Mundo”.

“O Presidente do Sporting não se esconde de nada, estamos confiantes, confiamos no trabalho que estamos a fazer mas agora temos de o fazer ainda melhor e conscientes de que as regras do futebol mudaram”, concluiu Bruno de Carvalho.