Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Goleada de mão cheia

Por Jornal Sporting
22 Out, 2015

Sporting bate Skenderbeu e conquista primeiro triunfo na Liga Europa

O Sporting conquistou a primeira vitória da época na Liga Europa ao bater e golear os albaneses do Skenbderbeu por 5-1, com um ‘bis’ de Matheus Pereira (que assim se estreou a marcar nas competições europeias) e com golos de Aquilani, Montero e Tobias Figueiredo, num jogo de sentido único.

Cedo se percebeu – ou melhor, confirmou – a diferença entre os dois conjuntos, com os ‘leões’ a acercarem-se da baliza defendida por Shehi logo nos primeiros instantes do encontro. Ao segundo minuto, Montero recebeu nas costas da defensiva albanesa, mas o centro para André Martins saiu mal e o guardião do Skenderbeu agarrou. Logo depois, foi Jonathan Silva a bater de primeira com o seu pior pé após canto pela direita, com Shehi a encaixar.

O Sporting evidenciava um claro pendor ofensivo, com boas combinações e movimentações e algumas jogadas a sair ao primeiro toque. Aos 14’, Mané recebeu isolado de Aquilani à entrada da área, mas chutou à figura do guarda-redes. Dois minutos depois, a melhor oportunidade para os ‘leões’ até então: Montero contornou o guardião Shehi mas o remate foi tirado em cima da linha por Vangjeli; na recarga, André Martins também não conseguiu inaugurar o marcador.

Os ‘verde e brancos’ continuavam por cima e Carlos Mané teve na cabeça o 1-0 à passagem do minuto 18, quando recebeu o centro de Esgaio, mas permitiu a defesa – mais uma – de Shehi. A tarefa do conjunto albanês já não era fácil, mas mais complicada ficou aos 23’, com a expulsão do ponta de lança Salihi, que viu o segundo amarelo num lance infantil, em que jogou a bola com a mão para tentar o primeiro remate do Skenderbeu (o primeiro amarelo tinha surgido na sequência de protestos).

Ao contrário do que seria expectável, o Sporting abrandou um pouco o ritmo e passou alguns minutos sem criar oportunidades de registo – sem que, ainda assim, a sua superioridade fosse posta em causa. Aos 37’, foi concretizada. Montero foi travado na área por Jashanica e, na cobrança da grande penalidade, Aquilani fez o 1-0 (o guarda-redes albanês acertou no lado mas não conseguiu evitar a vantagem ‘leonina’). Dois minutos depois, o mesmo Montero foi de novo travado na área, desta feita por Vangjeli, e o colombiano aumentou para 2-0 na cobrança do ‘penalty’.

Antes do descanso, Mané ainda teve nos pés mais uma oportunidade mas, à entrada da área, não atirou nas melhores condições. À partida para o intervalo, o Sporting afigurava-se como um justo vencedor, ficando a sensação de que os três pontos não escapariam ao conjunto de Alvalade – a única oportunidade dos albaneses aconteceu aos 33’, num livre directo em que Nimaga obrigou Rui Patrício a aplicar-se.

Mudaram-se as partes... manteve-se o ascendente do Sporting, que podia ter dilatado o resultado logo aos 48’, mas Shehi fez uma dupla defesa: primeiro interceptou o remate de Montero, que possibilitou a Aquilani servir Matheus, mas o brasileiro permitiu mais uma intervenção do guarda-redes albanês. O Skenderbeu, em clara quebra física, era insuficiente para travar a superioridade ‘verde e branca’ – apenas conseguiu criar algum perigo aos 52’, num contra-ataque iniciado numa má recepção de Jonathan Silva.

Matheus Pereira, que já tinha ameaçado com um remate em jeito a passar perto do poste, escreveu mais um capítulo de história na sua carreira pelos ‘leões’: depois de se estrear a marcar (com um ‘bis’) pela equipa principal do Sporting, no jogo com o Vilafranquense, apontou o seu primeiro golo nas competições europeias aos 64’, após um cabeceamento perfeito sem hipóteses para o guarda-redes Shehi.

Com o 3-0 do Sporting, o pentacampeão albanês quebrou definitivamente e Tobias Figueiredo ainda havia de aproveitar o livre batido de forma exímia por Montero para, de cabeça, e solto de marcação, atirar a contar. Já com Slimani, Gelson Martins e William Carvalho em campo (para as saídas de André Martins, Mané e Aquilani), Matheus voltou a ameaçar a baliza do Skenderbeu com um remate cruzado e faria ainda o ‘bis’ naquele que foi o golo mais vistoso da noite: Esgaio foi à linha fazer o cruzamento e, com um remate de primeira com o pé esquerdo, o jogador da formação ‘leonina’ fez o quinto para os de Alvalade.

O conjunto albanês ainda apontaria o tento de honra, num cabeceamento fulminante de Jashanica – aplaudido com desportivismo pelos mais de 20 mil ‘leões’ na bancada. Em resumo, vitória indiscutível do conjunto liderado por Jorge Jesus, nas vésperas de mais uma deslocação à casa do eterno rival.