Leão a rugir na Liga NOS
27 Set, 2020
Sporting CP conquista três pontos em Paços de Ferreira
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo no terreno do FC Paços de Ferreira por 0-2 na segunda jornada da Liga NOS. Naquele que foi o primeiro jogo da formação de Rúben Amorim no campeonato em 2020/2021 (e o segundo da época em todas as competições), Jovane Cabral e Sebastián Coates foram os marcadores de serviço.
Os Leões, que começaram a partida com o mesmo onze que bateu o Aberdeen FC na última quinta-feira, entraram em campo com muita fome de golo, como se percebeu logo aos três minutos: Nuno Mendes, lançado na esquerda por Sebastián Coates, cruzou na perfeição para Tiago Tomás e este, em excelente posição, falhou o alvo. O FC Paços de Ferreira tentou responder de seguida, mas o remate de Douglas Tanque saiu ao lado.
Aos 12 minutos, nova ocasião de perigo para o Sporting CP: Jovane Cabral serviu Pedro Porro e o espanhol, na direita, rematou para boa defesa do guarda-redes Jordi para canto. Nos minutos que se seguiram, o conjunto de Alvalade continuou a criar lances de perigo, como o cruzamento de Nuno Mendes para Zouhair Feddal (13 minutos) ou a bola que Tiago Tomás tentou colocar nos pés de um colega (16 minutos). O jovem avançado voltou a estar em evidência logo a seguir, mas o guardião dos castores antecipou-se por muito pouco a uma bola que podia ser fatal.
O Sporting CP estava claramente por cima da partida e era presença constante na área do FC Paços de Ferreira, pelo que ninguém ficou surpreendido quando o 0-1 chegou aos 23 minutos e através de um pontapé de penálti a castigar mão na bola de Douglas Tanque. Chamado a converter, Jovane Cabral atirou em força para o fundo das redes e inaugurou o marcador de forma justa e merecida a favor dos visitantes.
Jovane Cabral foi novamente notícia aos 31 minutos, mas por ser substituído devido a lesão. Para o seu lugar entrou Nuno Santos, que teve assim a estreia oficial ao serviço do Sporting CP. O FC Paços de Ferreira avançou no terreno à procura do empate ainda antes do intervalo, mas não foi capaz e a melhor ocasião voltou a pertencer à equipa verde e branca e mais uma vez pelos pés de Tiago Tomás, que respondeu ao fantástico passe de Luciano Vietto com um remate ao lado.
O desafio retomou de forma mais tranquila no que a ocasiões de golo diz respeito. Nenhuma das duas equipas se aproximava da baliza contrária com perigo e o jogo estava menos entretido, sendo que o primeiro sinal de que o Sporting CP queria chegar ao 0-2 surgiu aos 59 minutos, momento em que Pedro Porro, de livre directo, obrigou Jordi a defender para canto.
O segundo golo Leonino foi uma realidade aos 63 minutos: na insistência, Nuno Mendes cruzou a bola para a área do FC Paços de Ferreira e Feddal cabeceou para o segundo poste. Aí, apareceu Sebastián Coates a desviar com o pé esquerdo e a facturar. De central para central, o Sporting CP fez o 0-2 no marcador, ficou mais tranquilo na partida e aproximou-se ainda mais da conquista dos três pontos.
A equipa técnica verde e branca colocou Daniel Bragança no lugar de Vietto aos 65 minutos e o médio formado no Sporting CP começou rapidamente a espalhar magia, protagonizando um lance muito habilidoso pouco depois. À entrada para os dez minutos finais, Pedro Porro e Tiago Tomás deram lugar a Antunes - outro estreante em jogos oficiais pelo Sporting CP - e Andraž Šporar, respectivamente.
Até ao final, a toada do desafio não sofreu grandes alterações e o 0-2 prevaleceu com normalidade. O Sporting CP conseguiu assim os primeiros três pontos na Liga NOS em 2020/2021 e regressa aos jogos já na próxima quinta-feira, 1 de Outubro, ao receber os austríacos do LASK no Estádio José Alvalade para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro (Antunes, 79'), Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Wendel, Tiago Tomás (Andraž Šporar, 79'), Luciano Vietto (Daniel Bragança, 65') e Jovane Cabral (Nuno Santos, 31').