Matheus Reis é Leão
02 Fev, 2021
Defesa chega do Rio Ave FC
Matheus Reis é a mais recente contratação para a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. O defesa brasileiro de 25 anos chega a Alvalade proveniente do Rio Ave FC por empréstimo até ao final da temporada.
Lateral-esquerdo que também pode jogar a central do mesmo lado num esquema de três centrais, Matheus Reis vem assim ser mais uma opção às ordens de Rúben Amorim para atacar a segunda metade de 2020/2021.
Depois da apresentação com Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, e das habituais fotografias, o novo Leão proferiu as primeiras palavras de verde e branco e não escondeu a emoção por assinar pelo Clube.
"Só há uma palavra para o significado de tudo isto: felicidade. É um sonho realizado. Já conhecia a dimensão do Clube, mas chegar aqui e conhecer tudo isto, a estrutura e os funcionários, é incrível. Este Clube merece sempre o melhor. Merece as vitórias e alcançar tudo o que almeja. Estou muito feliz, assim como a minha família. No Brasil estão todos muito felizes, assim como a minha esposa e o meu filho, que já tem a camisola do Sporting CP. Estou muito ansioso para começar a treinar e a participar nos jogos", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.
Assegurando que chega "num nível mental e profissional muito bom", Matheus Reis explicou que passou "por muitas dificuldades para chegar" a um Clube como o Sporting CP. "Estou pronto para alcançar os objectivos e também para enfrentar as dificuldades que vão aparecer pelo caminho. Sei que num Clube grande há muita concorrência e isso faz parte. Estou pronto para lutar pelo meu espaço", garantiu, lembrando que já está adaptado à Liga NOS e que isso é uma vantagem.
"Já estando no campeonato, sei como funciona. É novo para mim estar numa equipa grande, mas já estive em conjuntos de elevada dimensão e sei o que é ter pressão e responsabilidade. Por isso, venho totalmente preparado e motivado para este desafio", reforçou.
No Sporting CP, o jogador sul-americano vai voltar a encontrar Nuno Santos, com quem partilhou o balneário no Rio Ave FC. Esse reencontro não lhe é indiferente, até pelo contacto que mantiveram durante todo este processo.
"Estou muito feliz por voltar a jogar com ele [Nuno Santos]. Tivemos êxito juntos. Quando começou o interesse do Sporting CP em mim, perguntaram-lhe sobre mim. Estávamos sempre a conversar e ele pedia-me para vir para cá. Dizia que a estrutura era muito boa, que ia gostar muito e que podia ajudar. Desde o início que mantivemos o contacto e as coisas boas que ele me disse do Clube também ajudaram a vir para cá", revelou.
Questionado sobre o sistema que Rúben Amorim utiliza, Matheus Reis admitiu que está completamente familiarizado com a forma de jogar preferida do técnico Sportinguista. "É um sistema ao qual estou muito adaptado. No ano passado joguei nesta formação a temporada toda. Sou um lateral que era bastante ofensivo, mas ao jogar nesta linha de três evoluí muito a parte defensiva. Passei a fazer duas posições ou até mais. Sou um jogador que gosta muito de atacar, mas aprendi a defender e agora também gosto de defender. Tenho um bom passe e bastante técnica. Acredito que, estando já adaptado ao esquema, posso ajudar ainda mais", referiu.
Por fim, Matheus Reis dirigiu-se aos Sócios e adeptos do Sporting CP. "Vou deixar a minha vida dentro de campo. Lutarei com unhas e dentes pelos objectivos do Clube e para ajudar a equipa. Venho para somar a uma equipa que está muito bem. Temos jogadores ambiciosos, assim como o treinador. Sou mais um Leão cheio de ambição para atingir os objectivos", concluiu.
Formado no São Paulo FC, um dos gigantes do futebol brasileiro, Matheus Reis jogou pela equipa principal do clube, tendo ainda sido emprestado ao CA Sorocaba e ao EC Bahia. Em 2017/2018, chegou a Portugal graças a uma cedência ao Moreirense FC, assinando em definitivo pelo Rio Ave FC na temporada seguinte.
Depois de 27 jogos pela equipa de Vila do Conde em 2018/2019 (23 como titular), Matheus Reis assumiu-se como um dos indiscutíveis do Rio Ave FC em 2019/2020, temporada em que realizou 37 jogos e marcou um golo.