Triunfo construído na primeira parte
20 Fev, 2021
Leões vencem Portimonense SC com golos de Zouhair Feddal e Nuno Santos (2-0)
A equipa principal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o Portimonense SC por 2-0, em jogo da 20.ª jornada da Liga NOS, reforçando dessa forma a liderança da competição.
Com Paulinho de fora da convocatória devido a problemas físicos de última hora, Rúben Amorim manteve Tiago Tomás no onze e apostou no regresso de Nuno Santos à titularidade, num jogo em que o relvado se apresentou em boas condições, apesar da muita chuva que se fez sentir durante o dia e que caiu com intensidade durante toda a primeira parte.
Como seria de esperar, o Sporting CP entrou a mandar na partida, sempre com muita paciência na fase de construção, e criou a primeira situação de perigo logo aos seis minutos, numa arrancada de Nuno Santos que terminou com uma defesa apertada de Samuel Portugal. Ainda assim, nota para a boa réplica dos algarvios nos minutos iniciais, sempre muito atrevidos.
Aos 27 minutos, numa altura em que o controlo verde e branco era cada vez mais notório, surgiu finalmente o 1-0. Na sequência de um livre tirado por Gonçalo Inácio, Coates cabeceou e Zouhair Feddal, à segunda, aproveitou a confusão na área para empurrar para o fundo das redes. Estava feito o 1-0 e consumada a estreia a marcar de Leão ao peito para o central.
Quatro minutos depois, foi a vez de Nuno Santos justificar a aposta de Rúben Amorim ao fazer o segundo golo da noite. Depois de tirar partido de uma desconcentração dos algarvios, o extremo arrancou na direcção da baliza e, perante a saída do guardião adversário, atirou certeiro de pé esquerdo. Este foi o sétimo golo de Nuno Santos na presente temporada.
Em desvantagem, o Portimonense SC ainda tentou responder e até marcou, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Nos últimos dez minutos, em vez de procurar o terceiro, o Sporting CP preferiu controlar a posse de bola e segurar a vantagem de dois golos, descendo aos balneários com boas perspectivas para a segunda parte.
No regresso para os segundos 45 minutos, ainda com muita chuva, o conjunto Leonino apresentou-se mais conservador no ataque e entregou a iniciativa de jogo ao Portimonense SC. Como forma de aproveitar a posição mais subida dos algarvios no terreno e ensaiar contra-ataques rápidos, Rúben Amorim colocou Jovane Cabral em campo por troca com Tiago Tomás.
Apesar de terem conseguido aproximar-se algumas vezes da baliza de Adán na segunda parte, os homens de Portimão revelaram sempre muitas dificuldades na hora de definir, sendo que até foi o Sporting CP a ficar mais perto de marcar novamente, em duas ocasiões criadas por Pote. Primeiro, atirou ao lado, e depois obrigou Samuel Portugal a mais uma boa defesa.
Nos últimos quinze minutos do encontro, mesmo com o Portimonense SC a carregar em busca do golo, foi Jovane Cabral a ficar perto do 3-0 em mais um lance travado pelo guarda-redes adversário, que se assumiu como a grande figura dos algarvios ao impedir o dilatar da vantagem Leonina. No final, vitória tranquila e segura para os rapazes de verde e branco (2-0).
Com este resultado, o Sporting CP é agora ainda mais líder da Liga NOS com 54 pontos, mais 13 do que o segundo classificado, o FC Porto, que é o próximo adversário na competição.
Sporting CP: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha (Matheus Nunes, 87’), João Mário, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves (Daniel Bragança, 88’), Nuno Santos (Bruno Tabata, 71’) e Tiago Tomás (Jovane Cabral, 62’)