Rúben Amorim: "Excelente jogo da nossa equipa"
25 Jul, 2021
Técnico analisou conquista do Troféu Cinco Violinos
No final do triunfo da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Olympique Lyonnais por 3-2, este domingo, que resultou na conquista do Troféu Cinco Violinos, Rúben Amorim analisou o desafio e admitiu estar feliz com o desempenho dos seus jogadores.
"Foi um excelente jogo da nossa equipa contra um adversário que não é um adversário qualquer. Estivemos mais soltos fisicamente do que no Algarve, o que é normal. Deu para toda a gente se preparar para o jogo que interessa, que é o da Supertaça. Estou, obviamente, satisfeito, mas sabemos que é pré-época. Não conta para nada a não ser para ganhar ritmo e criar rotinas para arrancar bem a época", começou por dizer o treinador Leonino à Sporting TV na zona de entrevistas rápidas.
Questionado sobre a exibição e o momento de Paulinho, autor de dois golos contra os franceses, Rúben Amorim elogiou o avançado, mas lembrou também Tiago Tomás, que entrou no segundo tempo: "É um jogador que tem mais tempo, mas há que realçar a entrada do Tiago Tomás e a forma como melhorou o seu jogo de cabeça para ganhar as primeiras bolas. Ia fazendo um golo, mas por centímetros não estava em jogo. Também a capacidade dele de entender o jogo e os timings de pressão. O Paulinho está mais entrosado e o Tiago Tomás está cada vez melhor, mais jogador. É o primeiro ano de sénior e fico muito satisfeito com a evolução deles".
Para Rúben Amorim, "o jogo da Supertaça", contra o SC Braga, no próximo fim-de-semana, "vai ser muito mais exigente do que este".
"Não sei se a nível de intensidade, mas sim a nível de pressão do jogo e da forma como o SC Braga nos conhece. Não nos vamos iludir com jogo, mas sim tirar ilações e melhorar o que temos de melhorar. Sofremos dois golos, o que não é bom, mas temos muitas coisas boas da pré-época para aproveitar e levar para a Supertaça", acrescentou.
Em relação aos jogadores que chegaram mais tarde à pré-temporada devido aos compromissos com as respectivas selecções nacionais, o treinador explicou que têm de existir cuidados acrescidos: "Chegaram muito em cima da hora. O Coates fez um excelente jogo e parece que não parou, mas temos de levar isto com cuidado. Estão preparados, mas há que salvaguardar os outros, que são o suporte da equipa. Não há titulares na nossa equipa, há um grupo. Estão todos preparados para a Supertaça. Agora, os jogadores que foram muito importantes na época passada e que vieram das selecções precisam de tempo e temos de ter cuidado com eles".
Por fim, Rúben Amorim comentou a saída de Nuno Mendes na segunda parte: "O Nuno Mendes é, talvez, o jogador que tem mais dificuldade porque esteve lesionado na selecção. Depois, veio e ainda fizemos alguma recuperação com ele. É um miúdo muito novo e de muito valor que, se calhar, demora um pouco mais do que os outros a voltar à forma. Vamos fazendo esse trabalho individual. Não é nada de grave, foi um choque com a cabeça".