Leões triunfam em Braga
14 Ago, 2021
Sporting CP soma mais três pontos na Liga
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este sábado, ao recinto do SC Braga para vencer por 1-2 na segunda jornada da Liga. Jovane Cabral, na primeira parte, e Pedro Gonçalves, na segunda, foram os autores dos golos Leoninos.
Numa reedição da Supertaça, que o Sporting CP venceu em Aveiro por 2-1, Rúben Amorim apostou no mesmo onze inicial que, na primeira jornada, derrotou o FC Vizela por 3-0. No banco de suplentes, o recente reforço Manuel Ugarte esteve em estreia, sendo que Pedro Porro também voltou aos convocados depois da paragem por lesão.
Os Leões vinham de quatro vitórias consecutivas sobre os minhotos e queriam, claro, chegar à mão cheia. Ainda assim, os primeiros minutos não foram nada entusiasmantes de parte a parte, com zero jogadas perigosas e sem qualquer domínio claro de uma das equipas. Foi preciso esperar até ao 16 minutos para ver alguma situação perto das balizas, quando Jovane Cabral, com um livre directo, obrigou Matheus a trabalhar e a afastar o perigo.
Pouco depois, Zouhair Feddal tentou a sua sorte com um cabeceamento, mas Matheus defendeu facilmente. À passagem da meia hora de jogo, na sequência de um pontapé de canto, foi a vez de Sebastián Coates atirar ao lado, de cabeça, num lance mais perigoso. Na resposta, e na primeira vez que o SC Braga se aproximou da baliza Leonina, Antonio Adán mostrou estar muito atento.
A cinco minutos do intervalo, os Campeões Nacionais inauguraram o marcador. Depois de um primeiro cruzamento de Rúben Vinagre, Ricardo Esgaio, da direita, enviou a bola para o segundo poste, onde estava Jovane Cabral para o cabeceamento certeiro. O camisola 10 conseguiu uma excelente finalização e fez o 0-1.
Até ao final da primeira parte, ainda houve tempo para uma enorme defesa de Antonio Adán a remate de Fábio Martins, segurando a vantagem verde e branca em Braga.
Logo a abrir o segundo tempo, Gonçalo Inácio esteve perto de dobrar a contagem quando, após de um livre directo de Jovane Cabral, cabeceou ao lado.
Mas o 0-2 chegaria poucos instantes depois. Uma jogada brilhante do Sporting CP, que começou num lançamento lateral de Rúben Vinagre e que passou por sete jogadores, terminou com Jovane Cabral a servir Pedro Gonçalves. Este limitou-se a fazer o que melhor sabe e, com um remate em jeito, colocou a bola lá dentro. Quarto golo do camisola 28 em 2021/2022, terceiro na Liga e uma situação bem mais confortável para os visitantes na Pedreira.
Rúben Amorim começou a mexer a meia hora do fim, tirando Jovane Cabral (um dos principais destaques do desafio com um golo e uma assistência) e Rúben Vinagre para colocar Nuno Santos e Matheus Reis. No minuto anterior, o SC Braga tinha esboçado uma ligeira reacção quando Galeno atirou para fora.
As ameaças do SC Braga continuavam pouco perigosas, como o remate de Fábio Martins aos 73 minutos, mas os visitados começavam a pressionar cada vez mais fruto da necessidade de, pelo menos, reduzir no marcador. A tarefa Leonina de segurar a vantagem de dois golos ficou mais complicada quando, aos 80 minutos, Matheus Reis viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão.
Entraram, depois, Tiago Tomás e Pedro Porro para os lugares de Paulinho e Pedro Gonçalves, com Ricardo Esgaio a passar para a ala esquerda num Sporting CP com dez jogadores. Antonio Adán voltou a ser chamado a intervir a seguir, tendo defendido mais uma vez com grande qualidade, e, noutra ocasião, protagonizou uma magnífica intervenção que impediu o golo de Iuri Medeiros.
Já em tempo de compensação, João Palhinha deu lugar a Manuel Ugarte, que se estreou assim com a camisola do Sporting CP. Mas ainda havia muito para jogar e o SC Braga reduziu por intermédio de Abel Ruiz, fazendo o 1-2 e dando muita emoção aos minutos finais.
Ainda assim, foram os Campeões Nacionais a conseguir vencer por 1-2 e a somar mais três pontos na Liga. Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o Belenenses SAD no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, João Palhinha (Manuel Ugarte, 90+2'), Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Matheus Reis, 61'), Jovane Cabral (Nuno Santos, 61'), Pedro Gonçalves (Pedro Porro, 83') e Paulinho (Tiago Tomás, 83').