Rúben Amorim: "Não há jogos fáceis no campeonato"
01 Fev, 2022
Sporting CP visita Belenenses SAD na quarta-feira (20h45)
Conquistada a Taça da Liga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa à Liga Portugal para enfrentar o Belenenses SAD, esta quarta-feira (20h45), na partida que fecha a 20.ª jornada do campeonato. Em conferência de imprensa, realizada na Academia Sporting, em Alcochete, Rúben Amorim, treinador dos Leões, projectou o encontro frente ao 18.º e último classificado, realçando, porém, que "não há jogos fáceis no campeonato".
"Sabemos que para manter a nossa posição e para tentar subir na tabela temos de ganhar os nossos jogos. Estamos num bom momento, mas a equipa já está habituada a isso e já tivemos também alguns percalços esta época, por isso vamos encarar este jogo como a final de Leiria. Temos algumas dúvidas na forma como o Belenenses SAD se vai apresentar, mas sem dúvidas na forma como nós vamos abordar o encontro", começou por dizer, acrescentando: "Temos a obrigação de vencer. Vamos fazer alterações, porque achamos que é o melhor para manter a intensidade também consoante as características do jogo".
Fechada a janela de transferências de Inverno, Rúben Amorim abordou as movimentações Leoninas no mercado, destacando, primeiro, o regresso de Islam Slimani e aquilo que o argelino pode acrescentar à equipa, falando depois sobre a chegada do extremo Marcus Edwards.
"[Slimani] É um tipo de avançado diferente, até porque a nossa equipa mudou um pouco. Jogamos muito subidos e tivemos muitos jogos em que fizemos vários cruzamentos e faltou-nos uma referência na área. Mais do que uma vez também, perdemos o [Sebastián] Coates e faltou-nos essa solução no jogo aéreo. Além disso, é um jogador que vem a custo zero e que está dentro da nossa realidade, porque conhece muito bem o Clube. Tem 33 anos e hoje em dia isso é um jogador novo, faz golos e é intenso na pressão", detalhou o técnico verde e branco, reforçando: "Reparámos que era uma boa solução para este momento da equipa, pode ser uma referência [no ataque] que nos vai ajudar a ganhar jogos e espero que seja feliz aqui".
Já sobre o jovem inglês que chega do Vitória SC, Amorim admitiu que o interesse do Sporting CP era antigo e que a chegada de Edwards nesta fase da época faz toda a diferença na adaptação do jogador à nova realidade. "Já tínhamos interesse desde o ano passado, não houve condições e desta vez foi possível e o jogador teve muita vontade de vir. É importante vir já, porque é muito introvertido e sei que vai demorar a conhecer os colegas. Agora, futebolisticamente tem umas características muito boas, é um talento, muito forte entrelinhas e no um para um. Vai adaptar-se bem, tem muitos jovens aqui e que também falam inglês, por isso o que esperamos é uma adaptação dos dois jogadores a um projecto que não é só para o imediato", referiu, acrescentando: "Estamos felizes por termos estes dois jogadores. Tínhamos um plano, seguimo-lo e penso que a equipa ficou mais forte, mais completa e com mais soluções".
Amorim garantiu ainda que, para o embate com o Belenenses SAD, Marcus Edwards está convocado, porque, admitiu, "temos poucas soluções, tivemos saídas e a equipa B tem um jogo". Já Islam Slimani "só chega amanhã", adiantou o técnico, antes de assegurar que a adaptação dos dois reforços será "rápida", porque "o grupo é muito forte, uma família".
De seguida, o treinador Leonino falou também sobre as saídas neste mercado, lembrando o contributo dado por Tiago Tomás e Jovane Cabral, dois jogadors que deixarem o plantel verde e branco por empréstimo. "[Saída de Tiago Tomás] É um passo que tem a ver com as características do jogo. O TT perdeu espaço porque perdemos muitos metros na frente e que beneficiavam às suas características, e o Jovane teve uma oportunidade de saída", disse, abordado também o empréstimo de Geny Catamo ao Vitória SC. "O Geny é jogador do Sporting CP, está emprestado, acredito muito nele e vai ter a oportunidade de trabalhar num grande clube, com exigência e isso só o vai ajudar a crescer", referiu, sentenciando: "Desejo-lhes o melhor, fizeram parte de um grande grupo e ajudaram o Sporting CP a ser Campeão. Se voltarem, que venham melhores jogadores".
Por fim, Rúben Amorim recolocou o foco na partida desta quarta-feira: "Pedro Porro é uma das opções, mas não quer dizer que vá jogar a titular, temos o [Gonçalo] Esteves e podemos pôr lá um ala, vamos ver. Vamos escolher o melhor onze, porque temos mesmo de vencer o Belenenses SAD".