Clássico intenso acabou empatado
12 Fev, 2022
2-2 com o Sporting CP a jogar com dez quase toda a segunda parte
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta sexta-feira, a duas bolas com o FC Porto, no Estádio do Dragão, em jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal.
O Sporting CP entrou no Dragão com algumas alterações no onze, relativamente ao último encontro, com Rúben Amorim a apostar em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, Manuel Ugarte, Matheus Reis, Pablo Sarabia, Paulinho e Nuno Santos.
Tal como seria de esperar, o FC Porto entrou bem e pressionante na partida, mas a resposta do Sporting CP foi imediata. Paulinho, após recuperar a bola à entrada da área, rodou e rematou à baliza portista com Diogo Costa a segurar o esférico.
Estava feito o aviso verde e branco com o golo do Sporting CP a surgir pouco depois.
Jogada rápida dos Leões, cruzamento da direita de Matheus Reis para a pequena área, onde estava Paulinho pronto a atirar à baliza. Cabeceamento certeiro com os Campeões Nacionais na frente do marcador aos oito minutos.
Seguiram-se oportunidades para ambos os lados, mas sem grande perigo até aos últimos dez minutos da primeira metade, altura em que o Sporting CP voltou a chegar com maior perigo à baliza azul e branca e voltou a marcar.
Novo cruzamento de Matheus Reis, Pepe não conseguiu cortar e Pablo Sarabia atrasou para Nuno Santos que, só com Diogo Costa pela frente, atirou para o 0-2.
Sporting CP com uma vantagem de dois golos no Dragão, mas o FC Porto conseguiu reduzir apenas três minutos depois. Fábio Vieira recebeu de Vitinha e, à entrada da área, atirou para o golo azul e branco.
Assim, o intervalo chegou com 1-2 no marcador, após uma primeira parte muito intensa e com algumas paragens.
A segunda metade começou da mesma maneira e com o Sporting CP a ficar reduzido a dez por expulsão do capitão Sebastián Coates. O central tinha visto amarelo na primeira parte, após ele próprio ter sofrido uma entrada feia de Taremi, e viu o segundo num lance com Evanilson quando este seguia para a área.
Leões em inferioridade numérica com Rúben Amorim a ajustar a equipa e a colocar João Palhinha em campo, abdicando de Pablo Sarabia. Sporting CP a ter de segurar o meio-campo e ter também de saber gerir emoções.
À hora de jogo o FC Porto ameaçou o 2-2, mas o remate de Zaidu esbarrou no poste da baliza defendida por Antonio Adán.
Aos 65 minutos, o técnico voltou a mexer, apostando em Slimani e Luís Neto, fazendo sair Nuno Santos e Paulinho. Sporting CP a querer segurar a vantagem, mas também a querer marcar.
Ainda assim, foi o FC Porto que fez, aos 78 minutos, o 2-2 por Taremi num cabeceamento que deixou Zouhair Feddal caído no relvado e a ter de receber assistência médica.
O empate tornou o jogo ainda mais intenso, com ambas as equipas à procura do golo da vitória. FC Porto com mais pernas, a criar maior perigo, mas o Sporting CP a manter-se compacto defensivamente.
O árbitro ainda deu mais seis minutos para jogar e aos 90+2 ainda entrou Bruno Tabata para o lugar de Manuel Ugarte. Jogo disputadíssimo até ao último segundo, com Antonio Adán a negar ao cair do pano o 3-2 ao FC Porto.
O Clássico terminou assim empatado e com uma série de expulsões, fruto da confusão que se gerou após o apito final. Bruno Tabata e João Palhinha foram expulsos e são por isso baixa para o próximo encontro, com o GD Estoril Praia, assim como Sebastián Coates e Ricardo Esgaio, que viu o quinto amarelo na Liga.