Dérbi não sorri aos Leões
17 Abr, 2022
Sporting CP perde com o SL Benfica por 0-2
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu este domingo o SL Benfica, terceiro classificado do campeonato, tendo perdido por 0-2 na 30.ª jornada da Liga Portugal.
Ainda antes do apito inicial, Jérémy Mathieu foi homenageado no Estádio José Alvalade pelos anos em que jogou de verde e branco (de 2017/2018 a 2019/2020). O francês, que terminou a carreira depois de representar o Sporting CP, recebeu uma camisola e uma placa comemorativa das mãos de Frederico Varandas e foi ovacionado pelas bancadas.
Uma grande coreografia dos Sportinguistas recebeu a equipa de Rúben Amorim, que tinha João Palhinha, Nuno Santos e Paulinho como novidades no 11 inicial, em campo. Com o Estádio José Alvalade praticamente cheio, o dérbi começou de forma repartida e sem incidências de maior nos primeiros minutos.
A primeira oportunidade surgiu aos nove minutos, quando Pedro Gonçalves serviu Paulinho e este, na cara de Odysseas, atirou ao lado. Na resposta, e quando nada o fazia prever, o SL Benfica marcou. Um passe longo de Vertonghen encontrou Darwin, que bateu Antonio Adán.
O Sporting CP não desanimou e foi em busca do golo. Aos 21 minutos, Gonçalo Inácio surgiu em excelente posição para finalizar, mas preferiu tentar assistir um colega - sem sucesso. Nesta fase, os Campeões Nacionais dominavam o meio-campo perante um SL Benfica que raramente saía da sua metade e que apostava na profundidade e no erro verde e branco.
Aos 30 minutos, Pedro Gonçalves rematou ao lado e, na área contrária, Diogo Gonçalves atirou forte para boa defesa de Antonio Adán. Os Leões reagiram com a melhor chance até então: Pablo Sarabia descobriu Pedro Gonçalves, que tentou bater Odysseas, mas o guarda-redes grego levou a melhor.
O SL Benfica até voltou a colocar uma bola na baliza Sportinguista aos 38 minutos, mas o lance foi bem anulado por fora-de-jogo. Pouco depois, Pablo Sarabia bateu um livre directo para Odysseas defender para canto. O internacional espanhol voltou a tentar o empate perto do intervalo, mas o remate saiu muito por cima.
No final da primeira parte, as águias venciam por 0-1 num encontro em que um erro do Sporting CP ditou o tento de Darwin.
O segundo tempo começou com os visitantes a causarem perigo, com Everton a rematar ao lado, mas a resposta não tardou. Um minuto depois, Nuno Santos cruzou na perfeição para Pablo Sarabia, de cabeça, acertar na barra. Na segunda bola do mesmo lance, Pedro Porro tentou a sua sorte, mas Odysseas estava lá.
Já depois de duas tentativas tímidas e Pedro Porro e Paulinho, Rúben Amorim começou a mexer na equipa, com Luís Neto e Pedro Gonçalves a darem lugar a Manuel Ugarte e Islam Slimani, respectivamente.
O jogo baixou de intensidade e a bola começou a ficar mais longe da baliza encarnada, o que obrigou o treinador do Sporting CP a voltar a mexer: a pouco mais de 20 minutos do fim, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards substituíram João Palhinha e Pablo Sarabia.
A partida, no entanto, estava mais ao gosto do SL Benfica, que se fechou no seu meio-campo e tinha como única estratégia ofensiva partir para o contra-ataque quando tinha essa segurança. O Sporting CP estava com dificuldades em passar pelo autocarro e ainda tentou alguns remates de longe, como os de Paulinho e Marcus Edwards, mas sem sucesso.
Daniel Bragança entrou aos 88 minutos para o lugar de Nuno Santos, mas foi o SL Benfica a fazer o 0-2 já em tempo de compensação por intermédio de Gil Dias. O resultado não viria a sofrer mais alterações.
Os Leões vão agora, na quinta-feira, visitar o FC Porto para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Manuel Ugarte, 58'), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro, João Palhinha (Ricardo Esgaio, 69'), Matheus Nunes, Nuno Santos (Daniel Bragança, 88'), Pablo Sarabia (Marcus Edwards, 69'), Pedro Gonçalves (Islam Slimani, 58') e Paulinho.