Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Goleada e terceira vitória consecutiva

Por Sporting CP
10 Set, 2022

Leões implacáveis num jogo de sentido único (4-0)

De regresso à Liga Portugal e ao Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Portimonense SC de forma clara por 4-0, este sábado, no jogo da sexta jornada.

Numa partida de sentido único, Francisco Trincão marcou, em dose dupla, a abrir e a fechar a primeira parte e um auto-golo - de acordo com a Liga - e Nuno Santos, na segunda, confirmaram a goleada. A turma de Alvalade somou, assim, o terceiro triunfo consecutivo, todos sem sofrer qualquer golo.

Fruto do calendário apertado dos Leões, o treinador Rúben Amorim prometeu mudanças, e assim foi, trocando quatro peças do onze que venceu em Frankfurt: entraram Nuno Santos, Luís Neto, Rochinha e Ricardo Esgaio para os lugares de Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, Manuel Ugarte e Pedro Porro. Desta forma, além das alas renovadas, Pedro Gonçalves recuou para o meio-campo, sendo Rochinha a juntar-se a Francisco Trincão e Marcus Edwards na frente.

Depois de uns primeiros minutos mornos, o Sporting CP deu um esticão na frente e não só ameaçou como chegou logo a uma vantagem madrugadora. Depois de Esgaio ter atirado à figura do guardião Kosuke, no canto que se seguiu a bola sobrou para a meia-lua da área, onde Francisco Trincão, de pé esquerdo, rematou de primeira e, beneficiando ainda de um desvio num defesa adversário, colocou a bola no fundo das redes, levantando bem cedo as bancadas de Alvalade.

Seria o início perfeito para obrigar Paulo Sérgio a desmontar bem cedo a numerosa linha defensiva do Portimonense SC, que chegava a esta jornada como quarto classificado e com a segunda defesa menos batida da Liga (dois golos sofridos). Com muita bola (65%-35% até meio do primeiro tempo), os Leões foram controlando a partida, somando investidas, ora com combinações entre Edwards e Trincão, ora através das subidas de Esgaio pela direita.

Trincão teve um remate perigoso interceptado por um defesa e Rochinha atirou forte ao lado da baliza algarvia. Do outro lado, foi o ex-Leão Gonçalo Costa – sairia antes da meia hora por Bryan Rochez - a colocar Antonio Adán à prova, pela primeira vez – e única no encontro -, já perto dos 25 minutos.

A seguir, o ritmo arrefeceu e a formação de Portimão conseguiu subir as suas linhas e reequilibrar o encontro, embora sem causar qualquer problema de maior ao Sporting CP. Por sua vez, o conjunto de Amorim voltou a acelerar e não perdoou.

Primeiro, Nuno Santos obrigou a uma grande defesa de Kosuke e à passagem dos 40 minutos, a três toques, chegou o 2-0. Após uma recuperação em zona alta, Edwards lançou de imediato Rochinha em profundidade e este, de primeira, cruzou rasteiro para Trincão definir à vontade e fazer o seu ‘bis’ - e o terceiro golo do extremo de Leão ao peito.

Mesmo em cima do descanso, só o guardião algarvio evitou o 3-0 num remate de fora da área de Edwards, já numa fase em que os ânimos se exaltaram momentaneamente e foram exibidos quatro cartões, três deles ao Sporting CP – entre eles, o vermelho ao adjunto Leonino Carlos Fernandes.

Num reatamento com muitas paragens, já depois de Matheus Reis ter entrado para o lugar de Gonçalo Inácio ao intervalo, Amorim foi obrigado a substituir Neto, tocado após uma entrada dura, por Porro e aproveitou para lançar, simultaneamente, Ugarte por Rochinha – ‘Pote’ voltou, assim, para o ataque, onde deixaria a sua marca, e Esgaio completou o trio de centrais.

Mais tarde, à passagem dos 60 minutos, o técnico Leonino continuou a gerir o desgaste da equipa, fazendo mais duas substituições: entraram Paulinho e Sotiris Alexandropoulos – em estreia em Alvalade -, saindo Rochinha e Morita.

O Sporting CP, confortável em campo e no resultado, manteve o controlo do jogo sem sobressaltos defensivos e soltando-se no ataque. Depois de Coates ter ameaçado de cabeça num canto, Paulinho caçou uma bola perdida na área e, à saída do guardião, deu de calcanhar para Trincão, que viu Pedrão, em cima da linha, impedir-lhe um golo certo – e o hat-trick. Nas bancadas, o apoio Sportinguista era bem audível e ininterrupto.

Até ao fim, praticamente, só se jogava no meio-campo algarvio e o 3-0 acabou por chegar, aos 72 minutos, através da cabeça de ‘Pote’, que apareceu sozinho ao segundo poste para corresponder a um cruzamento perfeito de Porro – antes de entrar, a bola sofre um desvio decisivo num adversário, traindo Kosuke e a Liga considerou que foi auto-golo.

No entanto, o festival ofensivo dos Leões não ficou por aqui e logo a seguir Pedro Gonçalves voltou a ser protagonista, desta vez ao isolar Nuno Santos, que rematou cruzado para marcar pelo segundo jogo seguido e confirmar a goleada em Alvalade.

Com este resultado, o Sporting CP atinge os dez pontos na Liga, antes de voltar a jogar, daqui a três dias, para a UEFA Champions League. O embate frente aos ingleses do Tottenham Hotspur FC está agendado para as 17h45 desta terça-feira, marcando também o regresso das noites europeias a Alvalade.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ricardo Esgaio, Luís Neto (Pedro Porro 54’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio (Matheus Reis 46’), Nuno Santos, Hidemasa Morita (Sotiris Alexandropoulos 60’), Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Marcus Edwards (Paulinho 60’) e Rochinha (Manuel Ugarte 54’).