Noite inglória em Alvalade
01 Nov, 2022
Leões estiveram em vantagem mas cederam perante o Eintracht Frankfurt (1-2)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada às mãos do Eintracht Frankfurt por 1-2, esta terça-feira, em jogo da sexta e última jornada do grupo D da UEFA Champions League. Com este resultado, os Leões seguem agora para a UEFA Europa League, pois terminaram no terceiro lugar da classificação com sete pontos, menos um que o segundo, Tottenham Hotspur FC, e mais um do que o Olympique de Marseille, que ficou na última posição.
Rúben Amorim fez seis alterações em relação ao jogo contra o FC Arouca, promovendo vários regressos à titularidade. Jeremiah St. Juste entrou para o eixo defensivo e Pedro Porro e Nuno Santos para as alas, Manuel Ugarte voltou a assumir o miolo, em dupla com Pedro Gonçalves, e Paulinho e Marcus Edwards foram aposta na frente de ataque, juntando-se ao repetente Arthur.
Depois do triunfo Leonino por 0-3 na Alemanha, o Estádio José Alvalade recebeu as duas equipas com as bancadas muito bem compostas e viu o Sporting CP começar melhor, com vários ataques pelas alas. Marcus Edwards foi o primeiro a criar perigo, ao aproveitar uma bola perdida na área na sequência de um livre, mas Kevin Trapp fez uma defesa apertada e segurou o 0-0 no placard. Depois, chegou a resposta alemã, com Evan N’Dicka a cabecear para enorme parada de Adán.
Numa primeira metade quase sem balizas, o Sporting CP demonstrou quase sempre ascendente em termos ofensivos e assumiu as rédeas do encontro, revelando mais iniciativa do que o adversário, mas não conseguiu acertar o último passe em vários lances prometedores. Aos 33 minutos, Rúben Amorim foi forçado a mexer pela primeira vez na equipa, lançando Matheus Reis para o lugar de Nuno Santos, que saiu das quatro linhas bastante queixoso devido a lesão.
Já em cima do minuto 39, os Leões inauguraram o marcador. Na sequência de uma jogada pela direita de Marcus Edwards, Manuel Ugarte recebeu a bola e cruzou para a área, onde estava Arthur, que sem pedir licença rematou certeiro de primeira. Este foi o segundo golo do extremo na UEFA Champions League, ele que já tinha facturado também contra o Tottenham Hotspur FC. Até ao intervalo, a resposta dos visitantes limitou-se a um cabeceamento fácil para Adán.
No regresso dos balneários, assistiu-se a um jogo de parada e resposta, com as duas equipas a saírem várias vezes em contra-ataque. Mesmo em vantagem, os Leões não tiraram o pé do acelerador e foram em busca do segundo golo da noite, mas viriam a sofrer um duro revés aos 59 minutos, com o juiz da partida a assinalar penálti devido a mão de Coates na área. Da marca dos onze metros, Daichi Kamada não tremeu e bateu Adán, restabelecendo a igualdade (1-1).
Logo de seguida, Dário Essugo (estreia na competição esta época) e Francisco Trincão foram a jogo por troca com Manuel Ugarte e Marcus Edwards, antes um período com sinal mais para o Eintracht Frankfurt, que ganhou motivação e criou alguns lances que levaram perigo à área verde e branca. Com 72 minutos decorridos, Kolo Muani consumou a reviravolta (1-2) e obrigou o Sporting CP a ir para cima do adversário, em busca de reconquistar a dianteira do marcador.
Jeremiah St. Juste deu então o lugar a Jovane Cabral, fazendo Matheus Reis recuar para a defesa e Arthur para a ala, e o Sporting CP passou os momentos seguintes balanceado para o ataque, embora sem conseguir alvejar a baliza de Trapp. Nos dois últimos lances da partida, Adán subiu à área contrária para dois cantos que poderiam dar o empate, mas nada surtiu efeito e os Leões saíram mesmo derrotados por 1-2, resultado injusto tendo em conta o que passou em campo.
O Sporting CP vai agora ter de esperar pelo sorteio para conhecer o adversário a defrontar na UEFA Europa League, mas antes recebe o Vitória SC este sábado, dia 5 de Novembro, em casa.
Sporting CP: Antonio Adán, [GR], Jeremiah St. Juste (Jovane Cabral, 78’), Sebastián Coates, [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Manuel Ugarte (Dário Essugo, 63’), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Matheus Reis, 33’), Arthur, Marcus Edwards (Francisco Trincão, 63’) e Paulinho.