Três pontos em Famalicão
13 Nov, 2022
Leões vencem por 1-2
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o FC Famalicão por 1-2 para a 13.ª jornada da Liga Portugal.
No último encontro antes da paragem para o Campeonato do Mundo de selecções, Rúben Amorim operou duas alterações nos titulares em relação ao 11 que entrou contra o Vitória SC, colocando Jeremiah St. Juste e Francisco Trincão e tirando Flávio Nazinho e Arthur Gomes.
Numa noite em que a chuva decidiu aparecer a espaços no Estádio Municipal de Famalicão, o Sporting CP entrou com tudo e procurou o golo desde bem cedo. Com um remate de longe, Gonçalo Inácio deu o primeiro aviso, mas foi aos quatro minutos que se verificou a primeira oportunidade de golo: servido por Pedro Porro, Paulinho trabalhou bem e atirou de pé esquerdo para defesa do guarda-redes Luiz Júnior.
Seguiu-se, aos dez minutos, uma chance ainda maior. Depois de Jeremiah St. Juste colocar a bola na área, Francisco Trincão rematou ao poste minhoto. Pouco depois, tanto Pedro Gonçalves como, novamente, Francisco Trincão deram a Luiz Júnior a oportunidade de somar mais duas intervenções para as estatísticas.
Aos 18 minutos, nova ocasião de golo na baliza do FC Famalicão. Hidemasa Morita assistiu Pedro Gonçalves e este, com uma finta de grande nível, colocou-se em boa posição para rematar, mas Luiz Júnior conseguiu defender para canto.
A esta fase de grande pressão por parte do Sporting CP, os visitados responderam e começaram a equilibrar o meio-campo, arrefecendo o ímpeto Leonino. O perigo foi-se afastando cada vez mais da área famalicense, mas os comandados de Rúben Amorim continuavam à procura de eventuais espaços dados pelos adversários.
Foi assim que, aos 42 minutos, chegou o 0-1. Um erro da defesa da casa fez com que a bola chegasse a Paulinho em zona proibida e o avançado rematou enrolado para o golo. Em cima da linha, Francisco Trincão ainda fez um desvio para confirmar, tendo-lhe sido atribuído o tento pela Liga Portugal.
Quando já se esperava que o 0-1 prevalecesse ao intervalo, Francisco Trincão - depois de uma excelente iniciativa individual de Sebastián Coates - tentou o cruzamento e Rúben Lima cortou com o braço, pelo que Artur Soares Dias assinalou pontapé de penálti.
Chamado a converter, Pedro Gonçalves não desperdiçou, apontou o seu sétimo golo em 2022/2023 e enviou o Sporting CP para o descanso com uma vantagem dupla.
A intensidade da chuva cresceu para a segunda metade - e isso viu-se no estado do relvado - e o FC Famalicão podia ter reduzido nos primeiros instantes, quando Jhonder Cádiz tentou reduzir de cabeça, mas Antonio Adán defendeu com segurança.
Aos 59 minutos, Matheus Reis deu lugar a Arthur Gomes, que podia ter facturado logo na primeira intervenção no desafio, mas o contra-ataque foi concluído um remate ligeiramente ao lado. No pontapé de canto que se seguiu, tendo em conta que a bola ainda desviou num defesa, Hidemasa Morita conseguiu mesmo marcar, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo.
A 20 minutos do fim, e já depois de um remate de Paulinho para nova boa defesa de Luiz Júnior, Marcus Edwards entrou para a saída de Francisco Trincão e a conquista os três pontos parecia assegurada para o Sporting CP.
No entanto, o FC Famalicão reduziu por intermédio de Iván Jaime, que facturou através de um remate acrobático que desviou em Jeremiah St. Juste e traiu Antonio Adán.
A indecisão no resultado voltou a ser uma realidade e o FC Famalicão começou a pressionar cada vez mais a área do Sporting CP, que agora contava com Ricardo Esgaio em campo (saiu Paulinho). Aos 85 minutos, só um enorme corte de cabeça de Gonçalo Inácio impediu o empate.
Apesar da crença dos jogadores e adeptos famalicenses, o 1-2 aguentou-se até ao final e os três pontos regressaram a Alvalade no autocarro verde e branco.
O Sporting CP só volta a jogar no próximo dia 30 de Novembro, recebendo o SC Farense para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Matheus Reis (Arthur Gomes, 59'), Francisco Trincão (Marcus Edwards, 70'), Pedro Gonçalves e Paulinho (Ricardo Esgaio, 80').