Rúben Amorim: "Estamos com boas sensações"
28 Dez, 2022
Leões despedem 2022 com recepção ao FC Paços de Ferreira
De regresso à Liga Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira (21h15), o FC Paços de Ferreira no jogo referente à 14.ª jornada, o último também neste ano que agora se encerra.
Na véspera da partida, o treinador Rúben Amorim esteve em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo, para perspectivar o encontro e, mais do que fazer um balanço de 2022, preferiu focar-se no imediato.
"O que conta mais é o último jogo, fizemos um excelente jogo, mas já passou. Estamos com boas sensações, temos seis vitórias seguidas e vamos voltar ao campeonato, que é a nossa prioridade. O que queremos fazer é continuar a jogar bem, porque assim estamos mais perto de vencer, não sofrer golos e marcar o maior número de golos possível", começou por dizer aos jornalistas presentes, antes de se debruçar sobre as “incertezas” que o FC Paços de Ferreira, 18.º e último classificado (apenas dois pontos somados), apresenta.
"Sabemos que não vive um bom momento, mas que nos traz muitas incertezas. Não sabemos que onze ou como se vão apresentar, está com o terceiro treinador [esta época] e já usaram vários sistemas. Tentámos de tudo para tentar perceber e estar preparados para tudo, mas temos de jogar o nosso jogo", destacou o técnico verde e branco, garantido ainda que Sotiris "vai ser convocado”, mas Jeremiah St. Juste “ainda não".
"Temos de ganhar jogos para trazer essas boas sensações. Acho que recuperámos essa 'fome' que tínhamos, estamos a jogar de forma mais intensa e melhor. Seis ou sete vitórias [seguidas] não é nada para uma equipa que se quer aproximar dos lugares de cima", sublinhou Amorim, reforçando o foco no imediato: "O nosso foco é ganhar jogos, jogo-a-jogo e depois no fim faremos as contas".
De seguida, questionado pelos jornalistas, falou individualmente sobre alguns dos jogadores Leoninos, começando por Paulinho, que leva seis golos nos últimos quatro jogos: "Ele vive de bons jogos e golos também. É importante ter bons momentos, mas sabendo que cada jogo é uma história diferente e tudo muda de jogo para jogo". Além disso, com Manuel Ugarte suspenso e Hidemasa Morita, Amorim adiantou que o jovem Dário Essugo será titular “por tudo aquilo que tem feito”.
"Tem respondido bem, tem evoluído com o trabalho que temos vindo a fazer com ele e só tem 17 anos. Ele estreou-se na época em que fomos Campeões, muito novo, e hoje é um jogador completamente diferente. É o mais parecido que temos com o [João] Palhinha, com características muito específicas, e acreditamos muito nele", acrescentou.
Por sua vez, o capitão Sebastián Coates poderá chegar amanhã à marca dos 300 jogos com a camisola do Sporting CP. O treinador Leonino aproveitou para lhe dar os “parabéns pela carreira bonita”, mas realçou que “ainda pode evoluir muito”. "É o que lhe digo todos os dias. Hoje em dia ainda é um jogador muito novo, pode evoluir muito. Não é um jogador assim tão lento ou estático, pode melhorar com bola e vamos exigir cada vez mais dele. Parabéns pela carreira bonita que está a fazer, mas tem apenas um Campeonato Nacional, portanto temos de exigir mais a todos nós e principalmente ao capitão. Cá estaremos para o ajudar", enalteceu.
Com o mercado de Inverno à porta, este foi um tema também muito abordado na conferência de imprensa. Ora, primeiro, quanto a potenciais interessados em Pedro Porro, que "vive um dos melhores momentos da carreira e está concentrado no Sporting CP", reconheceu primeiramente, Amorim adiantou ainda que "só pela cláusula pode sair", reforçando a união entre treinador e Direcção: "Houve a minha renovação, há confiança por parte da Direcção e do treinador".
Depois, referiu também que "pode haver algumas adaptações no mercado, não só a pensar neste momento, mas também muito no futuro", frisou, realçando sempre que a atenção continua nos talentos da formação Leonina.
"Temos de saber bem aquilo que vamos fazer, não só agora como no futuro. Acho que há muito talento na Academia em certas posições e teremos de arriscar. Estou focado nos jogadores da formação, neste caso o Rodrigo [Ribeiro], que renovou e vai começar a ter mais espaço na nossa equipa, mas depende dele. Acho que vai ser um grande jogador no futuro", exemplificou.
Por fim, questionado sobre os dois jogos que, positiva e negativamente, mais o marcaram em 2022, Rúben Amorim não hesitou em enaltecer a última exibição na goleada ao SC Braga e, por outro lado, lembrou os desaires com o Olympique Marseille. "Gostei do último jogo, porque descansei mais rapidamente e que não se repetissem os jogos com o Olympique Marseille, em que não conseguimos ser competitivos. Foi isso que nos doeu mais, custaram-nos a passagem e deixou-nos essa frustração. Senti que hipotecámos um objectivo importante, porque destruímos o nosso jogo", concluiu.