Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Primeira parte de luxo

Por Sporting CP
29 Dez, 2022

Sporting CP vence FC Paços de Ferreira (3-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, o FC Paços de Ferreira por 3-0 na 14.ª jornada da Liga Portugal. Pedro Porro, Nuno Santos e Paulinho, todos na primeira parte, apontaram os golos.

A atravessar um bom momento, o emblema de Alvalade recebeu os castores depois de seis vitórias consecutivas em que marcou 23 golos e sofreu apenas um e Rúben Amorim promoveu uma alteração no 11 inicial: saiu Manuel Ugarte, entrou Dário Essugo. Ao iniciar a partida, o capitão Sebastián Coates atingiu os 300 jogos pelo Sporting CP.

Depois do apito inicial, precedido de um minuto de silêncio em homenagem a António Maia, Sócio n.º 2688, antigo atleta e técnico de manutenção do Sporting CP, e a Pelé, lenda do futebol mundial e considerado um dos melhores jogadores de sempre, o conjunto verde e branco entrou com tudo neste regresso da Liga Portugal.

Logo aos três minutos, e depois de uma perda de bola por parte da defesa do FC Paços de Ferreira, Nuno Santos cruzou da esquerda para Pedro Porro, no coração da área, cabecear para o 1-0.

Continuou a dar Sporting CP e, pouco depois, um tremendo passe longo de Matheus Reis encontrou Marcus Edwards e o inglês tirou um adversário da frente antes de atirar ao lado. A bola passou a rasar o poste adversário.

O natural 2-0 chegou aos 22 minutos e num lance que serve para ilustrar na perfeição a definição de contra-ataque: um livre do FC Paços de Ferreira resultou numa saída de bola eficaz e vistosa por parte dos Leões, com Pedro Gonçalves a lançar Marcus Edwards e este, sem egoísmo, a dar o golo a Nuno Santos. Com a baliza pela frente, o camisola 11 não perdoou.

O encontro estava a ser completamente dominado por parte do Sporting CP, que continuou a ameaçar por intermédio de Paulinho, Francisco Trincão e Marcus Edwards, enquanto o FC Paços de Ferreira conseguiu o primeiro e único remate da metade inicial aos 36 minutos, mas Antonio Adán defendeu a tentativa de Holsgrove.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para o 3-0, desta feita graças ao cabeceamento de Paulinho em resposta ao cruzamento de Pedro Porro. Foi o sétimo golo do avançado nos últimos cinco desafios.

A toada manteve-se para os segundos 45 minutos, com o Sporting CP a ser a única equipa a conseguir criar ocasiões na área contrária. Nos primeiros instantes, foi Pedro Gonçalves, de cabeça, a atirar ao lado. Seguiu-se um remate de Matheus Reis, de muito longe, para defesa de Jordi, que voltou a negar o 4-0 pouco depois, mas numa tentativa de Paulinho. Pelo meio, já o ponta-de-lança havia cabeceado para fora.

Depois, foi Francisco Trincão, de fora da área, a falhar o alvo. A 20 minutos do fim, Rúben Amorim começou a mexer na equipa, colocando Arthur Gomes e Jovane Cabral nos lugares de Nuno Santos e Marcus Edwards. A seguir, um emocionado Vitorino Antunes, Campeão Nacional pelo Sporting CP em 2020/2021 e capitão do FC Paços de Ferreira, foi substituído e abandonou o relvado sob aplausos do Estádio José Alvalade.

O ritmo e a intensidade do jogo foram baixando e as substituições continuaram, agora com Paulinho e Pedro Gonçalves a darem lugar aos jovens Rodrigo Ribeiro e Mateus Fernandes, respectivamente.

Aos 82 minutos, o árbitro António Nobre mostrou o cartão vermelho directo a Dário Essugo depois de uma entrada sobre Holsgrove e, logo a seguir, Rúben Amorim tirou Francisco Trincão para colocar Sotiris Alexandropoulos.

Até ao final, apesar da desvantagem numérica, o Sporting CP nunca esteve em risco de sofrer e até podia ter chegado ao quarto, mas o tiro cruzado de Rodrigo Ribeiro saiu ao alvo.

Depois do encontro, Sebastián Coates foi homenageado no relvado do Estádio José Alvalade por ter cumprido 300 jogos com o Leão ao peito. Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, Carlos Xavier e Manuel Fernandes, ambos com mais de 300 encontros pelo Sporting CP, e a família do uruguaio entregaram uma camisola e um troféu comemorativos, com o resto do plantel a aplaudir o capitão.

O Sporting CP volta a jogar apenas em Janeiro, deslocando-se à Madeira para visitar o CS Marítimo.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Pedro Porro, Dário Essugo, Pedro Gonçalves (Mateus Fernandes, 78'), Nuno Santos (Arthur Gomes, 71'), Marcus Edwards (Jovane Cabral, 71'), Francisco Trincão (Sotiris Alexandropoulos, 85') e Paulinho (Rodrigo Ribeiro, 78').