Rúben Amorim: "Dominámos o jogo todo"
30 Dez, 2022
Técnico analisou o triunfo sobre o FC Paços de Ferreira
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o FC Paços de Ferreira por 3-0, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa.
Questionado sobre a exibição de Dário Essugo, que foi titular, mas terminou expulso já perto do fim, o treinador verde e branco explicou que o médio "demonstrou o que é, mas também as lacunas de ter 17 anos".
"Entrou no lance de forma perigosa, sem maldade. Cometeu esse erro, mas apresentou-se bem, mais atrevido com a bola e forte a parar as transições. Ainda quer ir às bolas todas e isso tem a ver com a falta de experiência. Ele não passou por uma Segunda Liga, o que é um problema. Fez um jogo muito bom, está a crescer a olhos vistos e vai crescer ainda mais com estes jogos. É bom vermos a evolução de um jogador numa posição tão difícil. Vai ter tempo e tem muito para melhorar", começou por dizer aos jornalistas, analisando depois o encontro.
"Dominámos o jogo todo. Na primeira parte, assentámos melhor e percebemos que o FC Paços de Ferreira parava na linha do meio-campo e colocámos muitas bolas nas costas. Na segunda parte, exagerámos. Tivemos oportunidades, mas não tanta qualidade de jogo. Já aconteceu com o SC Braga e temos de aprender, porque noutros momentos vai criar problemas. Boa vitória, de novo sem sofrer golos e justa, mas podemos fazer melhor", referiu.
Em relação a Pedro Porro, Rúben Amorim é da opinião de que "é impossível não olhar para ele como um dos grandes laterais da Europa": "Tem de continuar focado no Sporting CP. Se baterem a cláusula, vai ser impossível [mantê-lo]. Até lá, conto com ele".
Desafiado a fazer o balanço de 2022, o técnico explicou que "não foi um ano muito satisfatório", mas está bem ciente dos objectivos: "Temos de encurtar a distância entre os títulos, não demorar 20 anos. É bom ter o sentimento de que não é suficiente, mas também temos de perceber que estamos um passo atrás de outros clubes em Portugal. Estamos a trilhar o nosso caminho e sabemos bem o que queremos fazer. Foi um ano difícil, mas não foi excelente".
O próximo compromisso é diante do CS Marítimo, na Madeira, recente adversário na Taça da Liga. Contudo, Rúben Amorim assegurou que "vai ser um jogo diferente" desse e que, tendo em conta que Dário Essugo e Pedro Gonçalves não vão estar disponíveis, a equipa técnica vai preparar o encontro sabendo que tem Manuel Ugarte, Mateus Fernandes e Sotiris Alexandropoulos à disposição no meio-campo.
O timoneiro Leonino falou ainda sobre Vitorino Antunes, capitão do FC Paços de Ferreira que foi aplaudido e ovacionado em Alvalade: "Foi um jogador que não teve muita preponderância dentro do campo, mas notou-se fora dele. Ficou marcado pelo que deu num título muito importante para o Sporting CP. Gosto de ver esse tipo de reconhecimento, principalmente naqueles que não são grandes estrelas. Diz muito do nosso Clube".