Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "Acredito plenamente que podemos vencer na Dinamarca"

Por Sporting CP
16 Fev, 2023

Treinador analisou primeira mão em conferência de imprensa

Após o empate diante do FC Midtjylland (1-1), Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para fazer um rescaldo do jogo, começando por analisar aquilo que se pode levar desta primeira mão para a decisão na Dinamarca.

“Acima de tudo, igualamos em termos de golos, não vamos em desvantagem. Obviamente, jogávamos em casa e queríamos a vantagem. Tirámos referências ao nosso adversário a jogar contra o nosso sistema e temos de ver o que falhámos", referiu, antes de traçar uma análise da forma como a sua equipa abordou o encontro.

"Tivemos falta de confiança. Começámos bem, mas com o desenrolar do jogo, as coisas não aparecendo torna tudo mais complicado. Ainda tivemos algumas oportunidades de golo, mas depois começámos a fazer coisas que não temos de fazer. Temos de ser convictos na nossa forma de jogar", realçou o técnico.

Por sua vez, Amorim acredita que a equipa "vai dar a volta" a este momento, sublinhando que as dificuldades são "mentais e não têm nada que ver com o físico": "Já passei pelo que eles estão passar. Eu sei que eles querem muito, mas não conseguem e todos os jogadores passam por isso".

Já após o golo sofrido, o treinador verde e branco revelou também aquilo que tentou passar à equipa para procurar uma reacção. "O que eu lhes queria transmitir é que tínhamos outro jogo. Por mais difícil que estivesse a ser, nós conseguimos dar a volta. Quero ajudá-los a toda a hora", atirou, antes de ser questionado sobre o erro de Antonio Adán. 

"Há fases assim e a verdade é que, uns minutos antes, fez uma defesa extraordinária e salvou-nos de um golo. O mesmo que se aplica a todos os jogadores, aplica-se também ao Adán: sei do momento que estão a passar e sou muito exigente com eles, não se confundam as coisas", reforçou, frisando alguma "falta de experiência" nos seus jogadores: "Podemos ter jogadores que já foram Campeões, mas nunca levaram estas ‘porradas’ do futebol, nunca passaram por isto, é a primeira vez, por isso não sabem o que é".

Questionado também sobre a intranquilidade tanto nas bancadas do Estádio José Alvalade como no relvado, Rúben Amorim destacou que "há um caminho a percorrer, todos juntos". "Nunca me senti tão realizado, mesmo como jogador, como me senti aqui no Sporting CP e nada vai mudar isso", enalteceu, continuando: "Tudo o que se passa dentro de campo é responsabilidade minha, o ambiente que o Clube tem é responsabilidade dos adeptos. Sei que é muito difícil e os adeptos têm a sua razão de estar chateados. Há fases difíceis e outras melhores, mas há um caminho a percorrer, todos juntos".

Por fim, olhando já para a decisão na Dinamarca, o técnico mostrou-se confiante na capacidade da equipa para responder e conseguir o apuramento para os 'oitavos' da UEFA Europe League.

"Acredito plenamente que podemos vencer na Dinamarca e podemos jogar melhor com um bocado mais de confiança. Como é que temos mais confiança? Ganhando em Chaves e passa tudo por aí", concluiu.