Rúben Amorim: "Precisamos de vencer e manter a nossa consistência de jogo"
08 Abr, 2023
Sporting CP visita Casa Pia AC no domingo (18h00)
Na véspera da partida, Rúben Amorim, treinador dos Leões, projectou em conferência de imprensa o duelo com o Casa Pia AC deste domingo, no Estádio Nacional do Jamor, relativo à 27.ª jornada da Liga Portugal.
“Jogar contra o Casa Pia AC é sempre difícil, porque é uma equipa que sofre poucos golos. Por outro lado, quando sabemos que vamos jogar contra uma equipa com três centrais a preparação pode ser mais fácil, porque treinamos muitas horas contra o nosso sistema, uns contra os outros. Portanto, é mais fácil determinar que jogador cai sobre os centrais e os laterais”, começou por dizer aos jornalistas na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, ressalvando: “Penso que o sistema é idêntico, mas o Casa Pia AC pode apresentar-se com um 3-5-2, como fez aqui na segunda parte em Alvalade. Treinámos tudo”.
Neste momento, os gansos somam 38 pontos e estão no oitavo lugar, a apenas a três pontos do quinto posto. Por sua vez, a turma de Alvalade quer regressar às vitórias e o técnico verde e branco fez um ponto de situação da equipa às portas de mais um encontro da Liga.
“Vimos de uma exibição onde controlámos o jogo, mas de um resultado negativo que custou muito à equipa, e acho que isso é um bom sinal. Depois de várias vitórias, ter um empate num campo difícil soube muito a derrota, portanto temos é de melhorar. Bloquear o jogo adversário, como fizemos com o Gil Vicente FC, mas nos momentos de decisão perto da baliza adversária temos de ser muito melhores. O foco foi esse”, assegurou Amorim, sem deixar de salientar também as melhorias defensivas conseguidas.
“Sofríamos muitos golos no início e agora estamos há cinco jogos sem sofrer, melhorámos, também porque não só estamos mais concentrados, mas também porque temos mais opções. Continuamos a criar muitas oportunidades, isso mantivemos ao longo da época, mas temos de fazer mais golos, obviamente”, considerou.
De seguida, Rúben Amorim confirmou que o avançado Paulinho “ainda não treinou” e vai continuar de fora, sem adiantar prazos. “Temos o Youssef [Chermiti], que é jovem, fisicamente recupera rápido e precisa de jogar para crescer, mas também temos outros jogadores que podem jogar a avançado. Estaremos preparados para o jogo”, referiu, sempre sem abrir o jogo sobre as opções que vai tomar neste fim-de-semana.
“Tivemos atenção à sequência de jogos e olhámos para as características dos jogadores para tentar gerir de forma a vencer os jogos todos. É esse tipo de gestão que vamos continuar a fazer. O ataque móvel é uma possibilidade e o Youssef jogar também é uma possibilidade”, reforçou.
Já o lateral Héctor Bellerín estará de regresso após lesão, confirmou. “Vai ser convocado, mas não sei se vai jogar. Está a voltar à competição e voltou bem, mais forte e mais confiante. O Departamento Médico fez um excelente trabalho, porque acho que ele chegou até melhor agora aos treinos do que quando veio do FC Barcelona”, disse, realçando: “Diria que está a cem por cento e é uma opção para jogar”.
Depois, Amorim reconheceu que “a frustração [de Barcelos] não desaparece”, mas “não é impeditiva no trabalho e na confiança no futuro”, atentou. “Precisamos de vencer o jogo e manter a nossa consistência de jogo. Sei onde temos de melhorar, como temos de melhorar e vamos fazê-lo no futuro. Temos de ganhar e ganhar bem, sem deixar o Casa Pia AC criar situações [de golo]. São uma equipa muito difícil em casa, mas estou confiante”, reiterou o treinador dos Leões, antes de traçar a ambição para esta recta final da temporada.
“Tudo é possível e tudo pode mudar. Agora não quero fazer mais contas, estou farto disso. Vamos querer ganhar os jogos todos. Neste momento, o objectivo é ganhar ao Casa Pia AC e, depois, passar à competição seguinte [UEFA Europa League]. Quero utilizar todos os treinos para continuar a melhorar e no fim da época vamos contar os títulos, isso é que interessa. Temos de estar frustrados e não se pode repetir, isso está muito claro na cabeça de todos aqui no Sporting CP”, sublinhou.
Por fim, questionado sobre a proximidade da primeira mão dos quartos-de-final frente à Juventus FC, em Turim, Rúben Amorim frisou que “a prioridade é o campeonato” e garantiu ainda que “os jogadores sabem que se não estiverem bem contra o Casa Pia AC não jogam contra a Juventus FC”.