Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Cambalhota para regressar às vitórias antes do clássico

Por Sporting CP
08 Abr, 2023

Leões superaram SC Lusitânia no regresso de Tanner Omlid (98-59)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o SC Lusitânia por 98-59 no jogo da sétima jornada do grupo A da segunda fase da Liga.

Para regressar a casa e também às vitórias com sucesso, os Leões, primeiro, tiveram de se aplicar diante dos açorianos antes de acabar com números muito expressivos no marcador. Depois de um primeiro período difícil, os comandados de Pedro Nuno Monteiro conseguiram a reviravolta mesmo em cima do intervalo e garantiram a vitória num terceiro período em que se impuseram definitivamente.

Com 17 pontos e três ressaltos, Isaiah Armwood foi o MVP de um encontro onde não houve Travante Williams, mas deu-se um regresso muito desejado: quase um ano depois da grave lesão sofrida, Tanner Omlid voltou a jogar de Leão ao peito - o seu último jogo tinha sido a 7 de Maio de 2022.

Além disso, com este triunfo, o Sporting CP chegou aos 52 pontos e aproveitou a vitória do FC Porto no clássico desta jornada (92-89) para igualar o SL Benfica no segundo lugar.

Para enfrentar um SC Lusitânia que contava por derrotas todos os seus seis jogos nesta segunda fase, Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting CP, apostou num cinco inicial composto por Eddy Polanco, Marko Loncovic, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr.

Não foi o início mais acertado no ataque da turma de Alvalade, porém o SC Lusitânia também não soube tirar proveito disso nos primeiros minutos e rapidamente apareceu a pontaria de Armwood – com sete pontos - para corrigir a entrada verde e branca (7-4). Ainda assim, seria um período inaugural muito acidentado, com as defesas a sobreporem-se aos ataques.

Já com Tanner Omlid em campo – um regresso muito aplaudido pelos Sportinguistas e pelos seus colegas de equipa -, o capitão Diogo Ventura ainda assinou dois triplos para contestar a liderança visitante (13-11), contudo, no fim dos primeiros dez minutos, o marcador em 15-19 reflectia as dificuldades sentidas pelos Leões na globalidade.

No reatamento do segundo período, o conjunto de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, dilatou o resultado até uma diferença de oito pontos (21-29), mas com o contributo exterior de António Monteiro e LoVett Jr e ainda os primeiros pontos de Omlid esta época rapidamente se chegou ao 28-29 – e as bancadas do Pavilhão João Rocha estavam cada vez mais envolvidas no jogo.

Apesar da eficácia contínua do SC Lusitânia, que não cedia na liderança, o Sporting CP não cessou a sua reacção e foi recompensado já dentro do último minuto: depois de Patton fazer o empate, o recém-entrado Diogo Araújo concretizou um triplo ao seu estilo e novamente Patton fez o 43-38 ao intervalo com um afundanço exclamativo, que pôs toda a gente em pé na casa das modalidades e devolveu a frente do marcador à equipa Leonina.

Armwood (11 pontos), Marko Loncovic (quatro ressaltos) e LoVett Jr (quatro assistências) foram os Leões em maior destaque individual na primeira parte.

A seguir, a abrir o terceiro período, a turma de Alvalade até conseguiu aumentar a vantagem para nove pontos (50-41) e, depois de mais uma reacção esboçada pela formação açoriana, dois triplos de LoVett Jr, um de Eddy Polanco e outro de Armwood fizeram o 63-48 – a maior diferença no marcador favorável aos Leões até então.

Daqui em diante, nunca mais a superioridade e o triunfo verde e branco voltaram a estar em causa e 68-49 foi o resultado que seguiu para os derradeiros dez minutos. Aqui, António Monteiro começou logo com dois lançamentos de três convertidos e o Sporting CP pôde gerir o jogo e o marcador com relativa tranquilidade (76-52).

Saído do banco nesta fase, Ricardo Monteiro também contribuiu com pontos e Omlid voltou a somar mais minutos neste seu aguardado regresso à competição. Já sem história na partida (parcial de 30-10 neste quarto), os Leões ainda ultrapassaram os 30 pontos de diferença e encerraram com robustez um encontro que obrigou, primeiro, a uma reviravolta (98-59).

Faltam, agora, três jornadas para o fim da segunda fase e na próxima os Leões de Pedro Nuno Monteiro voltam a jogar em casa e enfrentam, precisamente, o FC Porto, actual líder do grupo A, o qual podem igualar com um triunfo.

Sporting CP: Eddy Polanco (9), Ricardo Monteiro (11), Marko Lonkovic, Diogo Ventura [C] (15), António Monteiro (12), Tanner Omlid (4), João Fernandes, Diogo Araújo (3), André Cruz (5), Joshua Patton (10), Isaiah Armwood (17) e Marcus LoVett Jr (12).