Vitória com hat-trick de Trincão
09 Abr, 2023
Sporting CP bate Casa Pia AC por 3-4
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o Casa Pia AC por 3-4 na 27.ª jornada da Liga Portugal. Com três golos, Francisco Trincão foi a figura do desafio.
Num final de tarde solarengo e com bom tempo no Estádio Nacional, no Jamor, Rúben Amorim promoveu três alterações nos titulares em comparação com o embate com o Gil Vicente FC: saíram Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Hidemasa Morita, entraram Ousmne Diomande, Nuno Santos e Francisco Trincão. No banco de suplentes, Héctor Bellerín estava de regresso após lesão.
Os muitos Sportinguistas presentes nas bancadas não tiveram de esperar muito para o primeiro golo, uma vez que o marcador foi inaugurado aos... 17 segundos. Pedro Gonçalves conquistou a posse no meio-campo, combinou com Ricardo Esgaio e Manuel Ugarte e serviu Francisco Trincão, que rematou de forma certeira.
A resposta dos visitados, no entanto, foi rápida. Aos oito minutos, e depois do recurso ao VAR, Fábio Veríssimo validou o golo de Rafael Martins para o 1-1.
Depois de uma tentativa de Soma para defesa de Antonio Adán, só deu Sporting CP, com os Leões a trocarem bem a bola no meio-campo. Faltava apenas chegar ao último terço com perigo, o que começou a ser feito à medida que o encontro se aproximava do intervalo.
Exemplos disso foram o lance de Youssef Chermiti aos 34 minutos ou o cabeceamento de Matheus Reis para defesa de Lucas Paes logo a seguir.
A insistência resultou no 1-2 aos 39 minutos: Marcus Edwards dominou, deu para Ricardo Esgaio e este assistiu muito bem Francisco Trincão, que rematou em arco para o segundo no encontro e o décimo na temporada.
Já em tempo adicional, o Casa Pia AC voltou a responder ao golo sofrido com um golo marcado. Num lance algo caricato e depois de uma primeira defesa de Antonio Adán, Nuno Santos cortou a bola, que acabou por desviar em Soma e entrar na baliza Leonina.
Para o segundo tempo, Rúben Amorim fez três substituições, colocando Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Hidemasa Morita nos lugares de Ousmane Diomande, Matheus Reis e Youssef Chermiti.
Tal como na primeira parte, a entrada para a segunda foi a melhor possível para o emblema de Alvalade, que voltou a estar na frente aos 48 minutos. Num excelente ataque rápido e colectivo, Francisco Trincão deu de calcanhar para Hidemasa Morita, que lançou Pedro Gonçalves na profundidade. O camisola 28 trabalhou bem e acabou por facturar.
A história voltou a ser a mesma, uma vez que a reacção do Casa Pia AC - que pouco mais fez para além dos golos - voltou a ser... um golo. Com um bom remate, Felippe fez o 3-3.
Felippe, no entanto, foi expulso logo a seguir, tendo visto o segundo cartão amarelo, e a pressão do Sporting CP acentuou-se. Aí, apareceu em grande forma Lucas Paes, guarda-redes visitado que defendeu as investidas de Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Marcus Edwards. Pelo meio, Arthur Gomes entrou para o lugar de Ricardo Esgaio.
A cinco minutos do fim, Nuno Santos deu lugar a Rochinha e o golo da vitória surgiu no mesmo minuto.
Um cruzamento perfeito de Pedro Gonçalves, com o pé esquerdo, encontrou Francisco Trincão no coração da área, que rematou forte para o hat-trick e fechou as contas em 3-4.
Até ao final, destaque para o forte remate de Pedro Gonçalves para - mais uma - defesa de Lucas Paes e o Sporting CP segurou bem a vantagem.
Os Leões vão, agora, visitar a Juventus FC para a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande (Jeremiah St. Juste, 45'), Sebastián Coates [C], Matheus Reis (Gonçalo Inácio, 45'), Ricardo Esgaio (Arthur Gomes, 68'), Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Rochinha, 85'), Marcus Edwards, Francisco Trincão e Youssef Chermiti (Hidemaa Morita, 45').