Empate penalizador em Alvalade
16 Abr, 2023
Leões encostaram FC Arouca às cordas mas não conseguiram a vitória (1-1)
De regresso às provas nacionais, a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou na recepção ao FC Arouca 1-1, este domingo, em duelo referente à 28.ª jornada da Liga Portugal.
Sem poder contar com os lesionados Jeremiah St. Juste e Paulinho, e com Marcus Edwards de fora devido a uma gastroenterite, o técnico Rúben Amorim fez várias alterações para refrescar a equipa. Diomande e Matheus Reis voltaram à defesa, com Sebastián Coates ao centro, e Bellerín assumiu a ala direita. No meio-campo, Manuel Ugarte juntou-se a Pedro Gonçalves, e na frente de ataque destaque para Arthur Gomes, que entrou para formar tripla com Chermiti e Trincão.
No reencontro com os Sportinguistas após três jogos disputados fora de casa, e já depois de Matheus Reis ter sido homenageado pelos 100 jogos de Leão ao peito, o Sporting CP entrou a mandar no desafio. Os Leões arrancaram com domínio na posse de bola e tentaram encontrar espaços através das alas, perante um FC Arouca sólido e bem organizado em termos defensivos.
Apesar de atrevidos, os arouquenses, actuais quintos classificados, demonstraram dificuldades para sair a jogar, perante a pressão Leonina. O Sporting CP começou então a criar as primeiras jogadas de perigo, com Chermiti a não conseguir dar a melhor direcção a dois cruzamentos, um vindo da direita e outro da esquerda, e também Pedro Gonçalves a rematar, mas fora do alvo.
Pouco depois da meia-hora de jogo, o juiz da partida foi chamado ao VAR por mão de Nino Galovic, apontando para a marca dos onze metros. No entanto, na conversão, Pedro Gonçalves permitiu a defesa do guarda-redes. Logo a seguir, na resposta, o FC Arouca foi mais eficaz e, na primeira oportunidade de que dispôs, aos 38 minutos, chegou ao 0-1 por intermédio de Antony.
Apesar da desvantagem, o Sporting CP continuou por cima e a investir no ataque, em busca de chegar à igualdade, mas não estava fácil desmontar a estrutura visitante. As ocasiões na recta final escassearam, pelo que resultado não sofreu qualquer alteração até ao tempo de descanso.
No regresso para a segunda parte, Hidemasa Morita entrou para o lugar de Bellerín, fazendo Arthur baixar para lateral, e foi precisamente o japonês a ficar muito perto de marcar na sequência de um canto, mas o cabeceamento acertou com estrondo na barra. Isto, enquanto o Sporting CP continuava a investir pelas alas, especialmente pela esquerda e por Nuno Santos.
Instalados no meio-campo adversário, os Leões começaram cada vez mais a encostar o FC Arouca às cordas e as oportunidades sucederam-se. Pouco antes de sair para dar lugar a Rochinha, Nuno Santos surgiu na área com tudo para facturar, mas viu o guarda-redes negar-lhe o golo com uma grande defesa, e logo a seguir Chermiti só não marcou por azar, em novo cabeceamento à trave.
O Sporting CP dominava em toda a linha e justificava, pelo menos, o empate, mas as constantes paragens devido às quedas no relvado dos jogadores arouquenses iam quebrando o ritmo. O avançar do cronómetro fez então Rúben Amorim colocar Coates na frente de ataque a 15 minutos do fim, para ganhar altura nos cruzamentos, e lançar Esgaio para reestruturar a defesa.
Na recta final, Morita cabeceou mais uma vez com perigo mas agora por cima da baliza, na sequência de novo canto na esquerda, e pouco depois o juiz da partida assinalou novamente penálti. Desta vez, Pedro Gonçalves não tremeu e restabeleceu finalmente a igualdade aos 87 minutos, para euforia dos adeptos em Alvalade, deixando tudo em aberto para o que restava.
Gonçalo Inácio entrou então para o lugar de Diomande e o Sporting CP lançou-se no ataque, com o árbitro a dar onze minutos de compensação. Os cruzamentos para a área começaram a multiplicar-se, sempre em busca de Coates, que teve a melhor oportunidade até ao término num cabeceamento que rasou o poste, mas nada surtiu efeito até ao apito final e o empate perdurou.
Os Leões voltam a jogar já na quinta-feira (20h00) frente à Juventus FC, no Estádio José Alvalade, em partida a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousamane Diomande (Gonçalo Inácio, 87’), Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Héctor Bellerín (Hidemasa Morita, 45’), Manuel Ugarte (Ricardo Esgaio, 77’), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Rochinha, 59’), Arthur Gomes, Youssef Chermiti e Francisco Trincão.