Goleada e boa exibição na Capital do Móvel
07 maio, 2023
Leões batem FC Paços de Ferreira e ultrapassam barreira dos cem golos (0-4)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao Estádio Capital do Móvel, casa do FC Paços de Ferreira, golear por 0-4 este domingo, em jogo da 31.ª jornada da Liga Portugal.
Já com Paulinho de regresso aos convocados, após uma paragem de praticamente um mês devido a lesão, Rúben Amorim promoveu apenas uma alteração em relação ao onze apresentado no triunfo diante do FC Famalicão, com Héctor Bellerín a render Ricardo Esgaio na lateral-direita.
Os Leões entraram a mandar na partida, com Diomande a desperdiçar uma excelente ocasião à boca da baliza logo nos instantes iniciais, no entanto esse seria o prenúncio para o que se seguiria. Isto porque aos sete minutos, Luiz Carlos, na tentativa de atrasar para Marafona, desviou demasiado o esférico, que acabou por bater no poste e entrar, num autogolo caricato.
Depois da vantagem, assistiu-se a uma toada morna, com os Leões a não sentirem necessidade de acelerar, dando primazia a um jogo de paciência para atrair o adversário. Numa dessas situações, em que conseguiu sair com qualidade da pressão pacense, Pedro Gonçalves quase fez o segundo no coração da área, só que Marafona travou o remate com uma defesa por instinto.
A lutar pela manutenção, o FC Paços de Ferreira apenas desenhou o primeiro lance ofensivo já perto da meia-hora, mas rapidamente o Sporting CP respondeu com o 0-2 aos 33 minutos. Já depois de Gonçalo Inácio ter ficado à beira do golo, Nuno Santos recebeu a bola, galgou alguns metros e, logo a seguir a entrar na área, picou a bola com muita classe por cima do guarda-redes.
Mesmo a vencer por dois golos de diferença, a turma de Alvalade continuou a criar jogadas prometedoras e até podia ter aumentado a vantagem até ao intervalo. Na melhor de todas, Francisco Trincão entrou na área, puxou o pé atrás e disparou forte, mas mais uma vez Marafona agigantou-se entre os postes, ele que foi o melhor elemento da equipa da casa até ao intervalo.
No reatamento, o FC Paços de Ferreira entrou mais atrevido e deu mostras de querer discutir o resultado, mas foi sol de pouca dura. Mais uma vez, o Sporting CP não deu hipótese e voltou a facturar, já com 62 minutos, por intermédio de Francisco Trincão, ele que, numa brilhante jogada individual, passou pelos dois últimos defesas rivais, assinando o 0-3 na cara do guarda-redes.
Rúben Amorim procedeu então às primeiras alterações, lançando Paulinho, Mateo Tanlongo e Arthur Gomes, ao que se seguiu uma fase de domínio total para os Leões. Aproveitando o facto de a formação da Capital do Móvel se ter ressentido do golo, o Sporting CP voltou a assumir as rédeas e, mesmo sem ter de arriscar muito, foi sempre procurando dilatar a margem no placard.
Nos minutos finais, o conjunto verde e branco carregou sobre a área pacense, criando várias oportunidades. Depois de ele próprio já ter ficado perto de facturar, num remate à malha lateral, Arthur surgiu na esquerda e serviu de bandeja o também recém-entrado Youssef Chermiti, que só teve de encostar na pequena área para fixar o 0-4 final no terceiro minuto da compensação.
Os Leões, que com este triunfo atingiram os onze jogos consecutivos sem perder na Liga e ultrapassaram também a barreira da centena de golos na presente época, somando agora 102, voltam a entrar em acção no sábado, 13 de Maio, para receber o CS Marítimo na 32.ª jornada.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C] (Matheus Reis, 82’), Gonçalo Inácio, Héctor Bellerín, Manuel Ugarte (Youssef Chermiti, 82’), Hidemasa Morita (Mateo Tanlongo, 65’), Nuno Santos (Arthur Gomes, 75’), Pedro Gonçalves, Marcus Edwards (Paulinho, 65’) e Francisco Trincão.