Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Não há jogos fáceis"

Por Sporting CP
21 Nov, 2024

Regresso à acção passa pela Taça de Portugal

Terminada a pausa para compromissos internacionais, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa à acção, esta sexta-feira (20h45), com a recepção ao Amarante FC a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Para lançar o jogo, que será também o primeiro da nova equipa técnica Leonina ao comando, Tiago Teixeira compareceu em conferência de imprensa, esta quinta-feira, no auditório da Academia Cristiano Ronaldo e começou por frisar que estão “preparados para este novo desafio”.

“Estamos muito entusiasmados e motivados, principalmente porque o primeiro jogo vai ser em Alvalade”, enalteceu, antes de apontar o foco para a equipa amarantina que compete na Liga 3 e é o actual segundo classificado na série A.

“Sabemos que num contexto de Taça estas equipas tentam fazer coisas diferentes, superar-se, mas acho que vamos encontrar um Amarante FC muito semelhante ao que tem competido na Liga 3. O treinador referiu isso, querem deixar uma boa imagem, mas não vão fugir muito ao que têm sido”, perspectivou, passando a traçar o perfil deste adversário.

“Têm o melhor ataque [12 golos] da Taça de Portugal e o melhor marcador [Ká Semedo, cinco golos]. Têm jogadores rápidos na frente, dinâmicas vincadas e têm jogado com dois sistemas ofensivos, muitas vezes com jogo directo e cruzamentos desde zonas mais recuadas. Estaremos certamente preparados para isso”, garantiu Tiago Teixeira.

Quanto às opções iniciais para a eliminatória, o técnico verde e branco não escondeu que o “‘onze’ será baseado nos jogadores que estiveram a trabalhar connosco” e, simultaneamente, haverá “alguma gestão em função da utilização que os jogadores tiveram nas suas selecções”, apontou, até porque “só à tarde é que vão chegar e treinar os últimos jogadores [vindos] das selecções”. “Temos também de dar minutos aos jogadores que têm tido menos minutos até agora. Vai ser uma gestão cautelosa porque queremos ter todos os jogadores disponíveis para todos os jogos”, acrescentou.

Por agora, a única baixa confirmada é o defesa Zeno Debast, confirmou Tiago Teixeira, que, no entanto, espera “contar com ele para o próximo jogo”, então para a UEFA Champions League, diante do Arsenal FC, na próxima terça-feira, também no Estádio José Alvalade.

De seguida, o técnico sublinhou que, apesar da diferença de escalões, “não há jogos fáceis” e traçou a ambição verde e branca na prova-rainha. “Respeitamos todos os adversários. O objectivo é passar à ronda seguinte porque temos o objectivo final de conquistar a Taça de Portugal”, afirmou.

Depois, questionado sobre as mudanças que a entrada de uma nova equipa técnica poderá procurar implementar, Tiago Teixeira destacou que a ideia trazida “tem algumas semelhanças com a anterior, mas pouco a pouco vão ver algumas diferenças”, considerou. “É impossível copiar, porque as pessoas, a equipa técnica e as próprias dinâmicas são diferentes. Esse exercício, de identificar algumas diferenças, será para fazer no fim do jogo. Claro que a equipa está numa fase muito boa, por isso seria um erro querer mudar tudo”, referiu também, reafirmando a preparação para o desafio em mãos: “No futebol não há timings perfeitos ou ideais, apenas temos de estar preparados e a nossa preparação não começou há duas semanas, mas sim há muito tempo”.

Por fim, instado a comentar a chamada e não utilização de Geovany Quenda na selecção A de Portugal, quando podia ter-se tornado o mais jovem de sempre a estrear-se por Portugal, Tiago Teixeira desvalorizou o tema e considerou que se tratou de uma questão “de escolhas”.

“O Quenda é um jogador especial e é rara a selecção nacional que tem um jogador de 17 anos. Qualquer jogador sabe que ao ser chamado à selecção pode jogar ou não e têm de estar preparados para isso. Se não jogou agora, vai certamente jogar no futuro”, disse o técnico verde e branco, continuando: “O que esperamos é que os nossos jogadores continuem a ser convocados, porque é fruto do trabalho realizado no Clube. Creio que já não acontecia há muito tempo termos tantos convocados para todas as selecções e isso é um motivo de orgulho”.

Depois, sobre a atenção que Viktor Gyökeres tem despertado ao ter-se destacado como o actual melhor marcador mundial no presente ano civil (58 golos em 55 jogos em 2024), Tiago Teixeira preferiu elogiar o avançado e referiu que o foco imediato está em “recebê-lo para treinar pela primeira vez” após o período de selecções.

“Estamos muito contentes por tê-lo cá e ele também o está pela época que está a fazer a representar o Sporting CP e a sua selecção. Queremos contar com ele o máximo de tempo possível”, sentenciou.