Vitória na Áustria a abrir a UEFA Europa League
21 Set, 2023
Sporting CP triunfa por 1-2 em Graz
A equipa principal e futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quinta-feira, o SK Sturm Graz na Áustria por 1-2 na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Europa League. Os Leões somaram, assim, o primeiro triunfo de sempre em solo austríaco e entraram da melhor forma na competição europeia.
Num Stadion Graz Liebenau cheio e com um ambiente forte no apoio aos visitados e hostil para os visitantes, sendo que centenas de Sportinguistas também estavam presentes, Rúben Amorim promoveu cinco alterações no 11 titular: Geny Catamo, Daniel Bragança, Matheus Reis, Francisco Trincão e Paulinho foram as novidades em relação à formação que entrou em campo contra o Moreirense FC.
Antes do apito inicial, cumpriu-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terramoto em Marrocos e das cheias na Líbia.
A primeira ocasião de golo pertenceu ao Sporting CP e logo aos três minutos, quado Daniel Bragança cobrou um livre perigoso e Sebastián Coates apareceu com espaço para cabecear ao lado. Na resposta, Jusuf Gazibegović ameaçou e Sebastián Coates cortou para um canto que resultou num cabeceamento de Otar Kiteishvili, mas Antonio Adán defendeu.
Num relvado que - cedo se percebeu - não estava nas melhores condições, os austríacos apostaram em jogar bem adiantados no terreno, pressionando a construção Leonina. O Sporting CP foi, com paciência, tentando aproveitar para utilizar esse facto a seu favor.
Aos poucos, o emblema de Alvalade foi controlando cada vez mais as incidências e aproximando-se da baliza adversária. Já depois do livre de Daniel Bragança para as mãos do guarda-redes Kjell Scherpen, Morten Hjulmand, igualmente de bola parada, colocou no coração da área e ninguém tocou antes de passar perto do poste.
A seguir, Paulinho respondeu ao cruzamento de de Matheus Reis com uma tentativa, de cabeça, que não passou nada longe. A bola chegou a tocar na malha superior da baliza e, ao intervalo, o 0-0 prevalecia, apesar de um Sporting CP superior e mais dominador.
O início do segundo tempo foi a todo o gás por parte do clube verde e branco, que teve duas grandes oportunidades logo nos instantes iniciais. Na primeira, Geny Catamo passou muito bem por entre dois adversários antes de rematar por cima - sendo que parece ter sido traído pelo mau estado do relvado -, enquanto que Francisco Trincão, na segunda, cabeceou para uma bela defesa de Kjell Scherpen.
Completamente contra a corrente do encontro, principalmente na segunda metade, o SK Sturm Graz marcou aos 58 minutos: primeiro remate de Otar Kiteishvili ao poste e, na recarga, William Bøving não desperdiçou.
O empate podia ter sido uma realidade no minuto seguinte, mas Kjell Scherpen, guardião do conjunto da casa e autor de uma tremenda exibição, voltou a aparecer quando Paulinho rematou à meia-volta. De seguida, Rúben Amorim lançou Pedro Gonçalves e Nuno Santos para os lugares de Francisco Trincão e Matheus Reis.
Quem continuou a brilhar foi... Kjell Scherpen. Aos 66 minutos, Paulinho rematou para enorme intervenção e, na recarga, Gonçalo Inácio cabeceou para outra defesa do guarda-redes. Por esta altura, estava a ser o melhor em campo.
Finalmente, a pouco mais de 15 minutos dos 90 e depois de muito suor, o Sporting CP chegou ao 1-1: Ousmane Diomande lançou Pedro Gonçalves com grande qualidade e este tirou um defesa da frente com um toque mágico antes de rematar para intervenção de Kjell Scherpen, mas Viktor Gyökeres acreditou na recarga e estava lá para facturar pela quarta vez de Leão ao peito.
Rúben Amorim voltou a mexer, agora de forma tripla, e tirou Geny Catamo, Daniel Bragança e Morten Hjulmand para colocar em campo Iván Fresneda, Marcus Edwards e Hidemasa Morita.
O Sporting CP continuou a insistir e conseguiu, finalmente, passar para a frente do marcador aos 84 minutos. Pedro Gonçalves, de livre directo, colocou na área, a defesa aliviou e sobrou para Ousmane Diomande, que trabalhou com grande categoria antes de rematar para o fundo das redes. A bola parece ter sofrido, ainda, um desvio em Sebastián Coates antes de entrar e resultar no 1-2.
Até ao final, destaque para o perigoso remate de Tomi Horvat a passar perto da baliza de Antonio Adán, mas o Sporting CP soube controlar e gerir a vitória até ao fim, somando os primeiros três pontos nesta edição da UEFA Europa League.
Os Leões vão, agora, receber o Rio Ave FC para a Liga Portugal na próxima segunda-feira, 25 de Setembro, às 20h15 no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Iván Fresneda, 76'), Morten Hjulmand (Hidemasa Morita, 76'), Daniel Bragança (Marcus Edwards, 76'), Matheus Reis (Nuno Santos, 62'), Francisco Trincão (Pedro Gonçalves, 62'), Paulinho e Viktor Gyökeres.