Em frente na Taça de Portugal
21 Out, 2023
Sporting CP supera CD Olivais e Moscavide (1-3)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o CD Olivais e Moscavide por 1-3 na terceira eliminatória da Taça de Portugal, seguindo em frente na competição. Marcus Edwards, Geny Catamo e Daniel Bragança apontaram os golos Leoninos.
Perante um Estádio José Gomes, na Amadora, com os Sportinguistas em clara maioria - como era esperado -, a chuva temperou o embate entre o emblema de Alvalade e a formação que milita na Primeira Divisão do Campeonato Distrital da AF Lisboa.
Com nove alterações nos titulares em comparação com o último encontro antes da paragem para as selecções nacionais (só se mantiveram Marcus Edwards e Pedro Gonçalves), o maior destaque do 11 vai para Jeremiah St. Juste, que está recuperado de lesão e somou, assim, os primeiros minutos da temporada. Quem também se estreou pelo Sporting CP em 2023/2024 foram Franco Israel, na baliza, e Dário Essugo, no meio-campo. Francisco Trincão, mais um recuperado de lesão, também regressou.
Foi o Sporting CP a entrar melhor e podia ter inaugurado o marcador logo aos três minutos, quando Paulinho deu o golo a Marcus Edwards, mas este último não aproveitou quando estava em boa posição.
O CD Olivais e Moscavide conseguiu, pouco depois, conquistar um pontapé de penálti e fazer o 1-0 graças à conversão de Fabrício Simões, apontando um tento histórico para o clube.
A partir daí só deu Sporting CP e os Leões foram-se aproximando cada vez mais do empate. Aos 13 minutos, um remate enrolado de Francisco Trincão bateu na trave e, depois, Rúben Gonçalves defendeu um cabeceamento de Paulinho. A barra voltou a impedir o golo, desta feita a Pedro Gonçalves, que finalizou uma bela jogada colectiva com um remate em arco.
Depois de novas tentativas de Francisco Trincão e Paulinho, ficou por marcar um pontapé de penálti na área do CD Olivais e Moscavide por mão na bola, mas, nesta ocasião, o árbitro Hélder Carvalho deixou seguir.
O Sporting CP continuou a insistir por intermédio de Pedro Gonçalves, que cabeceou para boa defesa de Rúben Gonçalves para canto, e chegou mesmo ao golo em cima do intervalo: Marcus Edwards sofreu falta na área, o juiz assinalou pontapé de penálti e o inglês, na conversão, não perdoou. Foi o segundo golo do camisola 10 Leonino na temporada.
Ao intervalo, 1-1 no marcador.
Para o segundo tempo, Rúben Amorim colocou Geny Catamo no lugar de Iván Fresneda e o Sporting CP continuou à procura do segundo golo que completaria a reviravolta perante um CD Olivais e Moscavide agressivo nos duelos individuais.
A mudança teve frutos logo aos 53 minutos, quando aconteceu o 1-2. Paulinho trabalhou bem, tentou servir um colega e, após alguns ressaltos defensivos, Marcus Edwards cabeceou à trave. O CD Olivais e Moscavide aliviou e, na segunda bola, Geny Catamo rematou de primeira para o fundo das redes. Primeiro golo do internacional moçambicano pela equipa principal e Sporting CP na frente na Reboleira.
Logo a seguir, Pedro Gonçalves deu lugar a Nuno Santos e continuaram as oportunidades Leoninas. Aos 60 minutos, Rodrigo Pedro cortou na 'hora H' e negou o 1-3 a Paulinho após assistência de Daniel Bragança. Pouco depois, Francisco Trincão deu muito bem para Marcus Edwards, que, na cara do golo, atirou ao lado.
Geny Catamo, Nuno Santos e Daniel Bragança continuaram a tentar, enquanto do banco saltavam Morten Hjulmand, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio para os lugares de Dário Essugo, Jeremiah St. Juste e Marcus Edwards, respectivamente.
Já depois de um cabeceamento de Paulinho para defesa do guardião adversário e de Daniel Bragança atirar por cima, o Sporting CP chegou mesmo ao 1-3 já durante o tempo adicional.
Num contra-ataque fatal, Francisco Trincão deu em Geny Catamo e este, depois de fintar o guarda-redes, assistiu Daniel Bragança, que desviou ao segundo poste para o fundo das redes. Resultado fechado e estreia a marcar do médio em 2023/2024.
O Sporting CP vai, agora, viajar até à Polónia para defrontar o RKS Raków Częstochowa na terceira jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste (Gonçalo Inácio, 82'), Luís Neto [C], Matheus Reis, Iván Fresneda (Geny Catamo, 46'), Dário Essugo (Morten Hjulmand, 74'), Daniel Bragança, Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 54'), Marcus Edwards (Ricardo Esgaio, 82'), Francisco Trincão e Paulinho.