Leão não facilita
26 Nov, 2023
Sporting CP goleia Dumiense FC/CJP II (8-0)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Dumiense FC/CJP II por 8-0 na quarta eliminatória da Taça de Portugal, seguindo assim em frente na competição.
Rúben Amorim promoveu várias alterações no 11 inicial para o embate com a formação que milita no Campeonato de Portugal (quarto escalão), com destaque para os regressos de Franco Israel e Luís Neto à titularidade e para Geny Catamo, que está recuperado de lesão. No banco de suplentes, nota também para a presença de Diogo Pinto, guarda-redes de 19 anos.
Já Sebastián Coates, ao ser titular, chegou aos 342 jogos pelo Sporting CP, igualando Anderson Polga na condição de estrangeiro com mais desafios pelo emblema de Alvalade e entrando no top 10 total, atingindo também a marca de Pedro Barbosa.
Num Estádio José Alvalade com os adeptos do Dumiense FC/CJP II em excelente número, a primeira parte não foi muito diferente do esperado: Sporting CP a dominar, ainda que os visitantes se tenham apresentado com boa organização, mesmo que tremendo quando os Leões aceleravam.
O golo inaugural surgiu aos oito minutos, quando Luís Neto respondeu ao pontapé de canto de Nuno Santos com um cabeceamento para o fundo das redes. Foi o primeiro tento do defesa ao serviço do Sporting CP.
Seguiram-se várias investidas da turma da casa, como a jogada entre Geny Catamo e Paulinho aos dez minutos ou os dois remates de Francisco Trincão para defesa do guarda-redes Pedro Costa.
Depois, tanto Geny Catamo como Francisco Trincão viram as suas motivações bloqueadas por jogadores adversários, mas o segundo apareceu ainda na meia-hora inicial.
Novamente no seguimento de um canto de Nuno Santos, Matheus Reis cabeceou ao primeiro poste e Sebastián Coates desviou para o poste. Na recarga, Paulinho tocou para o 2-0.
Até ao intervalo, continuou melhor o Sporting CP, com chances de Geny Catamo, Paulinho ou Daniel Bragança, mas o resultado não sofreu mais alterações.
Isso mudou logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando Paulinho recebeu de Daniel Bragança e serviu Francisco Trincão com um excelente passe de calcanhar. O camisola 17 ainda temporizou antes de fazer o seu primeiro golo em 2023/2024.
Já com Marcus Edwards em campo, tendo saído Ricardo Esgaio, o Sporting CP voltou a ficar muito perto de marcar aos 52 minutos, quando Francisco Trincão colocou a bola na cabeça de Morten Hjulmand e este provocou uma grande defesa a Pedro Costa.
No entanto, no pontapé de canto que se seguiu, Nuno Santos voltou a dar um golo: cruzamento do português e Sebastián Coates, nas alturas, fez aquilo a que já habituou os Sportinguistas e apontou o 4-0.
Pouco depois, Morten Hjulmand cruzou na perfeição para Paulinho e este, de cabeça, marcou um golo de belo efeito. Em menos de um quarto de hora, o resultado passou de 2-0 para uma goleada, sendo que estava longe de ficar por aqui.
O Dumiense FC/CJP II teve uma rara oportunidade aos 62 minutos, quando Diogo Ribeiro cabeceou ao lado, e Rúben Amorim colocou em campo Dário Essugo e Viktor Gyökeres, tirando Daniel Bragança e Geny Catamo.
O guardião Pedro Costa negou mais um golo a Paulinho com uma notável intervenção alguns momentos mais tarde, mas o ponta-de-lança esteve numa noite 'sim' e chegou mesmo ao hat-trick aos 71 minutos, beneficiando de um grande trabalho de Viktor Gyökeres, que assistiu para uma habilidosa finalização do internacional português com o calcanhar.
A 15 minutos do fim, Viktor Gyökeres foi derrubado por Pedro Costa na área e o árbitro Bruno Pires Costa assinalou pontapé de penálti. Na conversão, Nuno Santos não desiludiu e fez o 7-0.
Sebastián Coates saiu, de seguida, para a entrada de Eduardo Quaresma e o Dumiense FC/CJP II voltou a tentar o golo de honra já aos 82 minutos, mas Franco Israel defendeu o remate de Joãozinho com facilidade.
Quem não quis ficar sem facturar foi... Viktor Gyökeres, que 'inventou' um golo bem ao seu estilo numa bola que aparentava não ter qualquer perigo. Com velocidade, força e técnica, o avançado tirou o defesa da frente e atirou uma 'bomba' para o 8-0 final.
O encontro não contou com mais incidências dignas de registo e prosseguiu até ao apito final, com o Sporting CP a confirmar a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal com seriedade e competência.
Os Leões vão agora até Itália para defrontarem a Atalanta BC para a UEFA Europa League.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C] (Eduardo Quaresma, 76'), Matheus Reis, Ricardo Esgaio (Marcus Edwards, 50'), Morten Hjulmand, Daniel Bragança (Dário Essugo, 62'), Nuno Santos, Geny Catamo (Viktor Gyökeres, 62'), Francisco Trincão e Paulinho.