Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rúben Amorim: "Pensamos jogo a jogo com um objectivo claro no final"

Por Sporting CP
08 Dez, 2023

Leões deslocam-se a Guimarães no sábado (18h00)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, este sábado, o Vitória SC para disputar a partida da 13.ª jornada da Liga Portugal. Na véspera do duelo no Estádio Dom Afonso Henriques, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para lançar o jogo com o actual quinto classificado (22 pontos), garantindo que no pensamento da equipa “não existe mais nada para lá do Vitória SC”.

“Não há que olhar mais para a frente, o que interessa é ganhar ao Vitória SC. Olhando para o nosso calendário, sabemos que há sempre jogos muito difíceis, já se provou que todas as equipas podem perder pontos, portanto não existe mais nada para lá do Vitória SC”, começou por dizer em declarações aos jornalistas presentes no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, acrescentando: “Pensamos jogo a jogo, mas temos um objectivo claro no final”.

Neste momento, a turma de Alvalade lidera o campeonato de forma isolada com 31 pontos somados.

“Amanhã vamos ter um jogo onde vamos ter de sofrer, onde cada vez que o Vitória SC fizer uma transição vamos ter de sprintar para trás, ter uma grande capacidade física”, perspectivou, antes de elogiar ainda o ambiente habitual na casa dos vimaranenses: “um estádio sempre difícil de jogar, mas, para mim, incrível pela paixão dos adeptos”. “Espero um bom jogo e uma vitória do Sporting CP”, realçou Amorim.

Além disso, o técnico verde e branco salientou que, apesar de se seguir um clássico com o FC Porto, o duelo com o Vitória SC, neste momento, “é o jogo mais importante”, por isso não haverá qualquer tipo de gestão, garantiu. “Vamos apresentar a melhor equipa e a melhor forma de ganhar o jogo seguinte é ganhando primeiro o que temos pela frente”, sublinhou. Certas serão, confirmou Amorim, as ausências do capitão Sebastián Coates (acumulação de amarelos) e dos lesionados Jeremiah St. Juste, Daniel Bragança e Iván Fresneda.

Ora, questionado sobre a ausência de Coates, Rúben Amorim frisou que “toda a gente tem de se chegar à frente”. “No ano passado, com o Arsenal FC, lá, o Seba não jogou, foi um momento de pressão e ganhámos. E com o desenrolar da idade dele tem de haver uma rotação, às vezes, e toda a gente tem de se chegar à frente. Um clube como o Sporting CP não pode estar dependente de um só jogador para estar forte e ter apenas um líder. Os jogadores estão preparados para essa ausência, mas futebolisticamente é que é difícil ‘tapar’ a bola parada dele, a sua capacidade de alinhar a linha…”, considerou.

Já sobre St. Juste, “um jogador e uma pessoa especial”, nas palavras do treinador Leonino, Amorim sublinhou que o foco já está na sua recuperação: “Enquanto eu for treinador do St. Juste, ele não vai desistir. Claro que é difícil olhar para ele hoje no treino e ter outra vez as mesmas conversas, mas ele volta sempre mais forte. Agora teve azar”.

Depois, abordando a média de um golo sofrido por jornada dos Leões, o treinador dos Leões frisou que “a equipa toda tem de melhorar”, não só os guarda-redes, nos quais acredita “muito”, destacou.

“Nós fazemos a avaliação [dos golos sofridos] e olhamos lance a lance, porque só olhar para as estatísticas às vezes é curto. O Adán trabalha bem, mas não tem tido a sorte como temos falado do ‘Pote’. Acreditamos muito neles, estamos em primeiro lugar e tenho a certeza que também vai melhorar”, apontou, antes de relativizar a ‘justiça’ do primeiro lugar do Sporting CP na Liga.

“Durante o campeonato vai haver sempre uma equipa que estará a jogar melhor, são fases. Acho que estamos a jogar bem, mas temos de jogar melhor, com uma velocidade acima. Temos sido muito competentes, mas não ganhando amanhã poderemos não ser [líderes], por isso o foco está em ganhar o jogo”, disse Amorim, redireccionando o foco para o jogo em Guimarães: “Não olho para os rivais, porque já tinha saudades também de não estar preocupado com o que acontece nos outros jogos. Simplesmente, focamo-nos muito no nosso jogo e se ganharmos seremos primeiros classificados”.