Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Derrota em Guimarães

Por Sporting CP
09 Dez, 2023

Sporting CP perde em casa do Vitória SC (3-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 3-2 na visita a casa do Vitória SC para a 13.ª jornada da Liga Portugal.

Num início de noite com chuva em Guimarães, Rúben Amorim promoveu duas alterações nos titulares em comparação com a recepção ao Gil Vicente FC, uma forçada (ausência de Sebastián Coates devido aos cartões amarelos e entrada de Matheus Reis) e outra por opção (saiu Nuno Santos, entrou Geny Catamo). Na bancada, os Sportinguistas estavam em grande número, tendo esgotado os ingressos para o sector visitante.

A primeira parte acabou por não ser rica no que a oportunidades diz respeito. Jota tentou a sua sorte logo aos três minutos, mas Antonio Adán agarrou com facilidade e, do outro lado, Pedro Gonçalves causou o primeiro susto aos minhotos, rematando para uma excelente intervenção de Bruno Varela para canto.

Essa seria, na verdade, a única chance clara até bem perto do intervalo, com o encontro a passar largos minutos preso no meio-campo. Apesar do domínio Leonino na posse de bola, nenhum dos conjuntos ia conseguindo chegar ao último terço oposto.

Finalmente, aos 41 minutos, o Sporting CP quebrou o gelo e inaugurou o marcador: na ressaca de um livre directo, Pedro Gonçalves colocou a bola na área e Hidemasa Morita antecipou-se no desvio para Gonçalo Inácio, ao segundo poste, finalizar e facturar pela primeira vez de Leão ao peito em 2023/2024.

O 0-2 podia ter chegado logo depois, quando Pedro Gonçalves colocou a bola no fundo das redes com chapéu vistoso, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo no momento do passe de Marcus Edwards.

Já o Vitória SC acabou mesmo por empatar nos últimos instantes da metade inicial, quando o árbitro João Pinheiro entendeu que Antonio Adán cometeu falta sobre Ricardo Mangas na área visitante - o lance, contudo, deixa dúvidas. Na conversão, Tiago Silva apontou o 1-1 com que o jogo foi para intervalo.

Nuno Santos entrou para o lugar de Ricardo Esgaio para a segunda parte e o Vitória SC também subiu de nível, criando perigo logo aos 49 minutos, quando Ricardo Mangas atirou por cima.

Com o piso mais molhado, o que mudou a dinâmica do encontro, o Sporting CP respondeu quando Ousmane Diomande lançou Geny Catamo na velocidade pela direita e o moçambicano serviu Viktor Gyökeres, que falhou o alvo numa enorme oportunidade. O sueco voltou a ter outra chance para marcar aos 61 minutos, agora com assistência de Nuno Santos, mas Tomás Ribeiro cortou no momento certo.

Entraram, depois, Francisco Trincão e Paulinho para os lugares de Marcus Edwards e Morten Hjulmand e o emblema de Alvalade voltou a ficar perto do golo: foi Francisco Trincão, depois de combinar com Nuno Santos, a rematar para boa defesa de Bruno Varela.

Numa fase em que até estava a sofrer, o Vitória SC consumou a reviravolta aos 73 minutos e com muito azar para o Sporting CP. No seguimento de uma excelente intervenção de Antonio Adán num remate de João Mendes, André Silva atirou para a recarga e a bola desviou em Hidemasa Morita, traindo o guardião verde e branco.

A resposta da equipa de Rúben Amorim foi, no entanto, muito forte, com um ataque rápido a terminar com Pedro Gonçalves a assistir Nuno Santos para o 2-2 na cara de Bruno Varela.

O ritmo estava frenético e o Vitória SC conseguiu mesmo voltar a marcar, desta feita por Dani Silva e a cerca de dez minutos dos 90, deixando o Sporting CP em desvantagem novamente.

Naturalmente, o Sporting CP partiu para cima do Vitória SC em busca do golo, mas até podia ter sofrido aos 88 minutos, quando Antonio Adán - com uma grande defesa - negou o tento a Adrián Butzke.

Até ao final, os Leões continuaram a procurar o empate e até estiveram perto num lance de grande insistência já ao oitavo minuto do tempo adicional, mas a jogada terminou com um tiro de Nuno Santos por cima.

O 3-2 prevaleceu e o Sporting CP, que continua líder da Liga Portugal, vai agora receber o SK Sturm Graz para a UEFA Europa League.

Sporting CP: Antonio Adán [C] [GR], Ricardo Esgaio (Nuno Santos, 46'), Ousmane Domande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morten Hjulmand (Paulinho, 61'), Hidemasa Morita, Matheus Reis, Marcus Edwards (Francisco Trincão, 61'), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.