Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Fase de grupos termina da melhor forma

Por Sporting CP
14 Dez, 2023

Sporting CP supera SK Sturm Graz (3-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, o SK Sturm Graz por 3-0 na sexta e última jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.

Num jogo sem real importância no que à competição diz respeito, uma vez que os Leões já não iam sair do segundo lugar do Grupo D, Rúben Amorim promoveu várias alterações nos titulares, com Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards a darem lugar a Franco Israel, Luís Neto, Sebastián Coates, Nuno Santos, Daniel Bragança, Francisco Trincão e Paulinho.

O jogo podia ter começado de forma perfeita para o Sporting CP, que teve uma boa oportunidade logo no minuto inicial, quando Francisco Trincão serviu Nuno Santos e este rematou forte para boa defesa de Kjell Scherpen. O lance, contudo, não foi um sinal do que viria a ser a primeira parte, uma vez que o ritmo e a intensidade dos 45 minutos iniciais foram baixos, com poucos momentos entusiasmastes e quase nenhumas oportunidades de golo.

O controlo da partida estava nos pés dos futebolistas do emblema de Alvalade, com o SK Sturm Graz a pressionar alto e a apostar muito nas bolas paradas. Aos 14 minutos, numa das raras investidas dos visitantes, Alexander Prass rematou - de longe - ao lado. Aos 27 minutos, o conjunto oriundo da Áustria conseguiu a melhor chance no primeiro tempo, quando Dimitri Lavalée respondeu a um cruzamento com um cabeceamento para defesa atenta de Franco Israel.

Na resposta, Nuno Santos cobrou um livre para Morten Hjulmand atirar, também de cabeça, ao lado. Logo a seguir, o médio dinamarquês tentou a sua sorte de longe, mas saiu por cima. Também Francisco Trincão foi protagonista de um momento de destaque, ‘bailando’ sobre vários adversários antes de, já na área, tentar servir um colega, mas a defesa cortou.

O 1-0 acabou por chegar aos 39 minutos: grande jogada do Sporting CP, com Matheus Reis a tabelar com Nuno Santos antes de trabalhar muito bem pela esquerda e assistir Viktor Gyökeres, com o sueco, no coração da área, a não desperdiçar.

O ponta-de-lança podia ter bisado dois minutos depois, quando, depois de um cruzamento de Paulinho, cabeceou ao poste. Tanto Daniel Bragança como Francisco Trincão podiam ter rematado na recarga, mas a bola acabou por passar pelos dois e o resultado ao intervalo ficou-se pelo 1-0.

O descanso trouxe três mudanças no Sporting CP, com Gonçalo Inácio, Hidemasa Morita e Marcus Edwards a substituírem Matheus Reis, Morten Hjulmand e Viktor Gyökeres, sendo que Dário Essugo também entrou, mas aos 56 minutos, para a saída de Ricardo Esgaio.

Aos 60 minutos, a equipa da casa chegou ao segundo golo na sequência de um pontapé de canto causado pelo remate desviado de Paulinho. Marcus Edwards cruzou e Gonçalo Inácio cabeceou - com a bola ainda a tocar num adversário - para o fundo das redes.

Dez minutos depois, novo golo para Gonçalo Inácio: novamente com Marcus Edwards a bater um pontapé de canto, Sebastián Coates cabeceou ao poste e, na recarga, o internacional português apareceu para bisar.

Com um quarto de hora para o final, Pedro Gonçalves entrou para o lugar de Nuno Santos e Francisco Trincão, pouco depois, rematou forte, mas ao lado. O extremo voltou a ter uma oportunidade já a cinco minutos do fim, quando voltou a atirar, mas desta vez foi Kjell Scherpen a defender.

Controlado, o encontro prosseguiu até ao final sem grandes incidências e os três pontos ficaram no Estádio José Alvalade.

O sorteio do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League está marcado para as 12h00 (hora de Portugal continental e Madeira) de segunda-feira em Nyon, na Suíça, mesmo dia em que os Leões recebem o FC Porto para a Liga Portugal.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Matheus Reis (Gonçalo Inácio, 46’), Ricardo Esgaio (Dário Essugo, 56’), Morten Hjulmand (Hidemasa Morita, 46’), Daniel Bragança, Nuno Santos (Pedro Gonçalves, 75’), Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyökeres (Marcus Edwards, 46’).