Rúben Amorim: “Jogadores estão de parabéns”
14 Dez, 2023
Declarações no final do triunfo sobre o SK Sturm Graz
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o SK Sturm Graz por 3-0, para a UEFA Europa League, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa e, para além de analisar o encontro, fez também um balanço da fase de grupos.
“Foi uma fase de grupos em que conseguimos o apuramento tranquilamente, como tínhamos obrigação de fazer. Perdemos apenas um jogo que fez toda a diferença. Em Itália devíamos ter ganho, não o fizemos, e ficou aí a diferença. Houve uma grande diferença entre as duas primeiras equipas e as restantes duas e era importante vincar isso hoje. O SK Sturm Graz não teve grandes ocasiões, juntámos muitos jogadores que não têm jogado tanto e eles estão de parabéns. Não conseguimos o objectivo principal do primeiro lugar, ficámos em segundo e seguimos em frente”, começou por dizer aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
O treinador Leonino falou sobre Dário Essugo, que entrou na segunda parte para a posição de ala direito, garantindo que o jovem verde e branco “já tinha treinado” nessa posição, “principalmente depois da lesão do Iván [Fresneda]”. “O Dário é rápido, forte e sabe jogar. Com essas características, o futebol é mais ou menos igual em todas as posições. Estamos a testar coisas porque temos de estar preparados para tudo no mês de Janeiro”, adicionou.
Questionado sobre as ambições nesta UEFA Europa League, Rúben Amorim é da opinião que o Sporting CP tem “de ir passo a passo”: “Há que olhar para as equipas que estão na UEFA Europa League, é muito difícil e ainda vêm equipas da UEFA Champions League, mas já demonstrámos que podemos ombrear com elas. Apesar de tudo, as equipas portuguesas não são as principais candidatas”.
Depois de elogiar Viktor Gyökeres, que “chama muito a atenção, marca e assiste”, o técnico garantiu “não preferir nenhum” dos possíveis adversários no play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League: “Estaremos preparados para qualquer adversário. Seremos capazes de vencer qualquer das equipas num bom dia e se estivermos bem no campeonato. Esse é o foco: estar bem nas competições internas para correr por fora na Europa”.
Em relação a Nuno Santos, que está nos três últimos nomeados para o Prémio Puskas da FIFA, que escolhe o melhor golo do ano em todo o planeta, Rúben Amorim brincou, assegurando estar “ansioso para ver o fato” que o seu atleta vai apresentar na gala do organismo que gere o futebol internacional.
“Tem boas hipóteses de ganhar, merece e vamos estar todos a torcer por ele. Espero que se divirta e que se foque em jogar futebol”, acrescentou.
Por fim, Rúben Amorim comentou o regresso de Daniel Bragança após lesão: “Melhor do que pensava, mesmo depois da paragem. Muito bem fisicamente e tecnicamente. Com ritmo ainda é melhor jogador, mas estou muito satisfeito com ele. Foi uma das boas notícias deste jogo”.