Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Podíamos ter feito mais golos, mas ganhámos e isso é o mais importante"

Por Sporting CP
19 Dez, 2023

Reacção de Rúben Amorim após o triunfo no clássico frente ao FC Porto

Após o triunfo no clássico diante do FC Porto (2-0), que permitiu ao Sporting Clube de Portugal reassumir a liderança isolada da Liga, Rúben Amorim destacou a boa exibição da equipa e a conquista de mais três pontos.

“Hoje fomos muito fortes nos duelos e nas segundas bolas. Entendemos os momentos do jogo, quando pressionar ou não, e correu bem. Podíamos ter feito mais golos, mas ganhámos e isso é o mais importante”, considerou o técnico, abordando a importância do avançado sueco Viktor Gyökeres, que voltou a estar em evidência com mais um golo e leva já 17 no total da temporada.

“O Gyökeres veio melhorar a nossa equipa e os adeptos gostam muito dele, mas é preciso olhar para o outro lado. Da mesma forma que o Sporting CP melhorou o Viktor, o Viktor também melhorou o Sporting CP, as duas coisas estão ligadas. Mas obviamente ele veio dar uma energia e uma capacidade diferente, como muitos outros jogadores”, relativizou o líder verde e branco.

Rúben Amorim foi depois convidado a comentar a exibição de Eduardo Quaresma, que substituiu o lesionado Sebastián Coates na defesa e saiu ovacionado e sob vénias após uma hora de jogo.

“Não me surpreendeu, ele consegue fazer estes jogos quando está concentrado. O que me preocupa é ele manter este nível. Todos os jogadores com talento podem fazer um bom jogo, mas só os que têm mentalidade podem jogar numa equipa grande que tem de ganhar sempre. Fico muito feliz por ele, fez um bom jogo e aguentou 60 minutos tendo falta de ritmo, mas amanhã tem de recuperar e voltar à mesma concentração”, sublinhou, explicando a razão pela qual decidiu optar pelo jovem central de 21 anos para substituir o capitão Sebastián Coates.

“Fizemos dois dias de trabalho táctico e o Coates lesionou-se no último momento do treino. O Quaresma passou o tempo todo a fazer trabalho táctico junto ao Diomande, porque era ele que ia lá jogar, e sabia tudo. Se fosse o Matheus Reis tínhamos de alterar várias peças, portanto mudámos jogador por jogador. O Diomande sente-se confortável no meio e não tenho dúvidas da capacidade do Quaresma. Saiu um e entrou o outro para não se mudar tudo o que treinámos”, esclareceu, informando que “Coates tem uma lesão muscular e vai estar algum tempo parado”.

Rúben Amorim reconheceu depois que apesar de os Sportinguistas estarem “contentes” com o triunfo, é necessário manter os pés no chão pois são apenas três pontos numa longa caminhada. “A equipa fez um bom jogo, mas é mais um jogo do campeonato e deve ser encarado como um dia normal. Temos de seguir em frente, isto é uma maratona e há que continuar”, rematou.