Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Final four da Taça da Liga no sapatinho

Por Sporting CP
23 Dez, 2023

Sporting CP venceu o CD Tondela e recebeu viagem até Leiria como prenda de Natal

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o CD Tondela por 1-2 em jogo da terceira jornada do grupo C da Taça da Liga, conquistando assim a passagem à final four da prova, que se vai disputar em Leiria, em Janeiro de 2024.

Nas meias-finais o Sporting CP já sabe que vai enfrentar o SC Braga, enquanto na outra meia-final se vão defrontar SL Benfica e GD Estoril Praia.

Para a penúltima partida do ano, a última antes do Natal, Rúben Amorim fez algumas alterações no onze relativamente ao Clássico de há cinco dias e apostou de início em Franco Israel, Luís Neto – a cumprir o jogo 100 de Leão ao peito –, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho e Pedro Gonçalves.

O Sporting CP entrou em campo a saber que podia ‘jogar’ com vários resultados, não podendo apenas perder por uma diferença de dois ou mais golos, com pena de entregar o bilhete para Leiria ao CD Tondela, mas entrou com vontade resolver cedo o jogo.

Naturalmente, com argumentos bem diferentes dos da equipa beirã, os Leões entraram a dominar, tendo muito mais bola e focando-se na baliza defendia por Ricardo, que logo aos cinco minutos, na sequência de um canto, viu Paulinho atirar ao ferro.

A seguir foi Daniel Bragança a ameaçar o golo, num pontapé rasteiro em zona frontal à baliza, mas o guarda-redes do CD Tondela segurou sem grande esforço. Não foi à primeira, foi à segunda que o médio verde e branco abriu o marcador: após receber de Nuno Santos, numa jogada de encher o olho do Sporting CP, Daniel Bragança dominou com o peito e a seguir rematou certeiro à baliza. O VAR ainda interveio para validar.

Nessa altura, ainda nem 20 minutos tinham passado e o Sporting CP já estava assim na frente, complicando ainda mais a tarefa à formação beirã: agora já não bastavam dois golos de diferença para seguir em frente, o CD Tondela tinha de marcar quatro e os Leões mais nenhum.

Assim, ainda que com muito jogo pela frente, pelo que se viu nos primeiros minutos, a passagem à final four da Taça da Liga já não deveria fugir à turma de Alvalade.

Isto porque, até essa altura – e até ao intervalo, na verdade – o CD Tondela nunca obrigou Franco Israel a mostrar grande serviço, o que fez com que o internacional uruguaio passasse praticamente toda a primeira metade a aquecer numa noite muito fria, vendo o jogo ao longe. O guarda-redes Leonino só teve de intervir duas vezes, após a meia-hora sem esforço.

Já do outro lado, Ricardo foi tendo de estar muito mais atento e, aos 32 minutos, voltou a não conseguir fazer nada a um remate de Paulinho: boa jogada entre Pedro Gonçalves e Daniel Bragança com o médio a servir, de calcanhar, o avançado verde e branco que, à entrada da área, encheu o pé e atirou para o 0-2.

Cinco minutos depois, Paulinho teve tudo para bisar, após tabela com Pedro Gonçalves, ficando só com Ricardo pela frente, mas rematou à figura. Pouco depois, em mais uma incursão na área beirã, Francisco Trincão caiu com o VAR a intervir, já depois da decisão do juiz David Silva, dizendo que não houve falta.

O intervalo chegou então com 0-2 para o Sporting CP, depois de uma primeira parte de sentido único e muito bem conseguida do conjunto Leonino, com a segunda parte a ser um pouco diferente e a começar logo com uma alteração: entrou Marcus Edwards para o lugar de Pedro Gonçalves.

Os Leões mantiveram os índices e nos primeiros minutos repetiu-se aquilo que tinha acontecido na primeira parte, com o Sporting CP a ter mais bola e a chegar várias vezes à área beirã, mas o CD Tondela conseguiu ser mais atrevido e chamou Franco Israel ao jogo bem mais cedo do que na primeira metade. Ainda assim, o remate de Luan Farías, aos 58 minutos, saiu fraco e não obrigou a grande esforço do guardião verde e branco.

A resposta Leonina não tardou com Marcus Edwards a cruzar perto da linha de fundo desde a esquerda, mas Paulinho não chegou a tempo para o desvio e Ricardo levou a melhor.

Após a hora de jogo, Rúben Amorim voltou a mexer fazendo sair Daniel Bragança e Luís Neto e entrar Dário Essugo e Eduardo Quaresma, que em 2021/2022 tinha jogado em Tondela por empréstimo do Sporting CP.

Logo a seguir, mais uma oportunidade para o Sporting CP com o médio recém-entrado a cruzar para a entrada da área, onde surgiu Francisco Trincão a rematar, mas Ricardo estava atento e segurou o esférico. Depois disso foi, novamente, Paulinho com uma ‘bomba’ fora da área a colocar o guardião à prova, que fez aí a melhor defesa da tarde.

Os Leões continuaram a levar perigo à baliza do CD Tondela, mas sem sucesso e foi mesmo a equipa da casa que, de quando em vez ia chegando à área verde e branca, marcou: Hélder Tavares, que tinha entrado há momentos, aproveitou um desleixe defensivo Leonino e atirou para o 1-2.

Com a desvantagem reduzida, a equipa da casa acreditou que podia chegar ao empate, que ainda assim não lhe valia de nada, mas o Sporting CP teve sempre o jogo controlado e foi ameaçando consecutivamente o terceiro golo, nomeadamente por Francisco Trincão, Nuno Santos e Marcus Edwards, mas já não conseguiu o 1-3.

Afonso Moreira e Geny Catamo ainda entraram depois, para os últimos minutos do encontro, com Rúben Amorim a tirar Ricardo Esgaio e Nuno Santos mais cedo, num jogo que acabou com o inequívoco triunfo verde e branco. Justo e natural, mas que podia ter tido mais golos.

As duas equipas voltam agora a ver-se no dia 18 de Janeiro, desta vez em Alvalade, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, mas antes disso há Campeonato Nacional e o Sporting CP joga já no próximo sábado em casa do Portimonense SC, em jogo da 15.ª jornada da Liga.