Rúben Amorim: "Só pensamos na vitória"
23 Dez, 2023
Sporting CP visita o CD Tondela este sábado (18h00)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se este sábado ao Estádio João Cardoso, casa do CD Tondela, para disputar a última jornada do grupo C da Taça da Liga.
Depois de terem vencido o SC Farense por 4-2 na ronda inaugural, os Leões são líderes do grupo e precisam apenas de um empate (ou de uma derrota pela margem mínima) para carimbar a passagem à final four. No entanto, o técnico Rúben Amorim não quer facilitismos e frisou que o plantel está focado em conquistar este troféu - feito atingido duas vezes nas últimas três épocas.
“É um objectivo ir à final four e temos essa obrigação. Apesar de termos vantagem e de haver vários resultados possíveis para nós, só pensamos na vitória e não podemos relaxar. O objectivo principal é vencer”, começou por dizer o técnico em conferência de imprensa, lembrando que este será mais um desafio importante para preparar a equipa para um exigente mês de Janeiro.
“Temos muito para melhorar. Vamos ter um mês de Janeiro muito difícil e todos têm de estar preparados, portanto é aproveitar cada minuto para fazer crescer a equipa e preparar o futuro”, referiu, frisando que o foco da equipa técnica passa por “vencer o jogo e meter todos os jogadores ao mesmo nível, porque depois não há tempo para treinar devido à paragem de Natal”.
“A nossa grande preocupação é ter uma equipa muito competitiva, testar coisas novas e preparar os jogadores para o que aí vem. Não pensámos em poupar este ou aquele jogador, há jogadores que fizeram todos os jogos e vão voltar a jogar”, afirmou, confirmando que Sebastián Coates, Iván Fresneda e Jeremiah St. Juste “são baixas” e “não haverá novidades da equipa B ou sub-23”.
Rúben Amorim foi também confrontado com a ideia de que, após vitórias em jogos grandes, como aconteceu no clássico da última jornada da Liga frente ao FC Porto, as equipas tendem a sentir dificuldades contra adversários ditos mais pequenos, com o líder verde e branco a garantir que não espera menos do que uma excelente resposta dos seus jogadores na visita a Tondela.
“Temos sempre de ganhar o jogo a seguir independentemente do anterior, porque as equipas grandes têm de vencer todos os jogos para conquistar títulos. Não estou à espera que aconteça [uma surpresa] até porque os jogadores sabem que, não jogando bem, poderão colocar em risco a sua utilização no jogo seguinte”, alertou, sendo por fim questionado sobre se a Taça da Liga é especial por ser o título que já conquistou mais vezes na sua carreira enquanto treinador: três.
“Eu valorizo todos os troféus. No ano passado não ganhámos nenhum e essa é uma marca dos clubes grandes, ter de ganhar todos os anos. Esta é mais uma oportunidade e nós valorizamos muito isso enquanto equipa técnica, além de que temos muito carinho pela Taça da Liga porque foi o primeiro título que ganhámos. Além disso, temos jogado contra grandes rivais na final four, o que torna as coisas sempre especiais. Obviamente valorizamos muito e queremos vencer”.