Foto Francisco Lino
Maria Chaves renova contrato de formação
Por Sporting CP
22 Dez, 2023
22 Dez, 2023
Defesa está no Sporting CP desde os 11 anos
O Sporting Clube de Portugal renovou o contrato de formação de Maria Chaves, futebolista de 17 anos.
A defesa-central, que em 2023/2024 já jogou pela equipa B e pelas sub-19, para além de ter treinado com a equipa principal, chegou ao emblema de Alvalade aos 11 anos, para as sub-13.
Nas primeiras palavras após a renovação, Maria Chaves mostrou-se muito satisfeita.
"O Clube sempre demonstrou uma grande aposta na formação. Ter este privilégio é incrível", começou por dizer aos meios de comunicação do Clube.
Sobre a experiência de ter treinado às ordens de Mariana Cabral, a jovem jogadora recordou esse momento com muito carinho, tendo grande vontade de se afirmar no mais alto escalão: "É sempre um sonho chegar à equipa principal e treinar com elas. Estava, obviamente, um pouco nervosa, mas fui bem acolhida. Gostei das dinâmicas e de estar lá. Sabemos que apostam em nós, até porque muitas das que passaram pelas camadas jovens estão na equipa principal, o que nos faz acreditar que é possível".
Internacional pela Selecção Nacional nos escalões sub-16, sub-17 e sub-18, Maria Chaves escolheu duas jogadoras da equipa principal como maiores referências.
"Gosto muito da Cláudia Neto por tudo o que ela conquistou. Gosto também da Rita Fontemanha pela pessoa que é. Admiro-a muito dentro e fora de campo", contou.
Apesar de ser defesa-central, a verdade é que a Leoa já teve experiência, na formação, em praticamente todas as posições: "Já passei por muitas posições. Comecei a guarda-redes, fui avançada, lateral e agora estou a central, mas também consigo dar um 'jeitinho' nas alas. Sou fisicamente forte, gosto de bolas longas e jogo aéreo".
Por fim, Maria Chaves explicou que "é uma responsabilidade e um orgulho" ser capitã do Sporting CP nas camadas jovens. "Gosto muito de ser capitã do Sporting CP, ser um exemplo para as minhas colegas e representar o Sporting CP ao mais alto nível", concluiu.