Rúben Amorim: "Obrigação de ganhar e jogar bem"
29 Dez, 2023
Leões encerram 2023 em casa do Portimonense SC
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Algarve no último jogo de 2023, este sábado (20h30), para defrontar o Portimonense SC na 15.ª jornada da Liga.
Na antevisão à partida, o técnico Rúben Amorim projectou um encontro complicado diante da formação liderada por Paulo Sérgio, actual 13.º classificada, destacando a dificuldade em estudar este adversário, que utiliza diferentes desenhos tácticos e tem muitos jogadores à disposição.
“O Portimonense SC é sempre uma equipa muito difícil, o seu treinador é muito experiente e tem talvez o trabalho mais difícil na nossa Liga. Tem conseguido sempre ficar na primeira divisão, mesmo com muitos jogadores a serem vendidos. Quando tentamos estudar o Portimonense SC e olhamos para a diferença no plantel de uma época para a outra, a quantidade de jogadores que vêm dos sub-23 torna muito difícil ter uma ideia de jogo”, começou por afirmar o técnico.
“Não sabemos muito bem o que vamos encontrar no adversário, há duas semanas jogou com três centrais, depois com quatro defesas e em seguida voltou aos três centrais a meio de um jogo. É um duelo perigoso em que as bolas paradas vão ser importantes, vamos ter de arranjar forma de contornar esse aspecto não tendo o Gonçalo Inácio e o Coates disponíveis [devido a castigo e lesão]. Será mais um jogo competitivo da nossa Liga, mas estamos preparados”, frisou.
O líder verde e branco, que também não poderá contar com o castigado Morten Hjulmand, revelou depois que Daniel Bragança “já treinou, está apto e é mais uma opção para o jogo”, antes de considerar que o Sporting CP tem mais a perder do que a ganhar frente ao Portimonense SC.
“Os jogadores de equipa grande têm sempre muito mais a perder do que a ganhar. Têm obrigação de ganhar e jogar bem, mas o que ficou para trás não conta. Se o Portimonense SC conseguir sair várias vezes com bola, tiver bolas paradas e crescer no jogo, os golos que sofreu e a forma como jogou não interessam nada. Temos de estar preparados para isso, queremos manter a nossa posição na tabela e para isso só precisamos de ganhar, não é necessário olhar para ninguém. O objectivo é ganhar, temos a mesma responsabilidade de sempre”, sublinhou.
A fechar, Rúben Amorim foi questionado sobre se acredita que a segunda volta do campeonato será mais favorável ao Sporting CP no que diz respeito aos jogos fora, visto que os Leões já jogaram em casa de SL Benfica, Vitória SC e SC Braga, com o técnico a recusar essa ideia.
“Não vejo isso assim. Há uma fase nestes meses em que vamos jogar fora com o Moreirense FC, que está a fazer uma grande temporada, e logo a seguir com o Rio Ave FC. Não sabemos quando vamos perder pontos e os jogos em casa não têm sido nada fáceis, ainda vai haver muitas alterações no campeonato e muitas equipas vão perder pontos. Temos é de manter a nossa forma de jogar e melhorar todos os dias porque temos muito onde melhorar. Nas equipas grandes não interessa onde se joga, a Liga ainda vai na primeira volta e muito pode acontecer”.