Rúben Amorim: "Queremos ganhar e continuar a jogar bem"
08 Jan, 2024
Sporting CP recebe o CD Tondela esta terça-feira em Alvalade
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe esta terça-feira (18h45) o CD Tondela, no Estádio José Alvalade, em jogo referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Na antevisão à partida, o técnico Rúben Amorim começou por analisar as diferenças entre este encontro e o primeiro disputado já esta época frente aos tondelenses, há cerca de duas semanas para a Taça da Liga, que os Leões venceram por 1-2 no Estádio João Cardoso.
“Este jogo vai ser completamente diferente, o contexto mudou porque na altura tínhamos dois resultados possíveis. Eles não mostraram tudo nesse jogo e agora vão jogar de forma diferente. Já sabíamos que tínhamos dois jogos decisivos com o CD Tondela e, portanto, tínhamos de ter estratégias diferentes para o adversário não estar preparado. Foi dessa forma que preparámos o jogo”, disse o técnico em conferência de imprensa, frisando o desejo de conquistar esta prova.
“Queremos muito estar na final, porque seria especial para os jogadores, e vencê-la. Ainda não vencemos este título aqui e a Taça de Portugal é uma competição em que o Sporting CP tem tradição, portanto temos mais responsabilidade. Queremos ganhar e continuar a jogar bem”.
Rúben Amorim foi depois questionado sobre uma possível utilização do reforço de Inverno Rafael Pontelo, central que chegou a Alvalade há poucos dias, e também de Sebastián Coates, que falhou os últimos duelos por lesão, revelando que pelo menos o uruguaio terá tempo de jogo.
“Não vou dizer o onze, mas estão os dois convocados. O Seba nunca poderá fazer muitos minutos, mas já vai começar. Hoje treinou e sentiu-se bem, está preparado para jogar e precisamos dele pela sua posição, pelo estatuto que tem e pelo jogador que é, além de que pode ajudar nas bolas paradas. Um deles poderá jogar o jogo todo, mas o Seba é garantido que não”, assegurou, antes de normalizar o facto de a equipa poder ter sete jogos neste mês de Janeiro.
“Já temos alguma experiência nisso. Sabemos que há estes momentos em que temos mais jogos, de três em três dias, mas é normal. Obviamente temos de fazer um planeamento físico, mas é olhar jornada a jornada”, considerou, abrindo depois a porta à utilização de jovens oriundos da formação nesta fase da temporada, dependendo das “carências que houver dentro do plantel”.
“O [Diogo] Travassos vai voltar a ser operado, mas vejo o Afonso Moreira a jogar por nós, tal como o Chico Lamba, que anda a treinar connosco e já jogou o ano passado com o Casa Pia AC. Depende muito da sorte, mas sinto estes jogadores mais preparados do que o [Gonçalo] Inácio estava quando começou a jogar, só que a exigência agora é diferente. Tudo neste momento é diferente no Sporting CP, o que torna mais difícil para os jogadores da formação. A dificuldade em entrar numa equipa que quer ganhar títulos faz parte do crescimento de qualidade do Clube. Os nomes que disse, tal como o próprio Rodrigo [Ribeiro], que já jogou, estão preparados para jogar, só que têm grandes jogadores à frente. Mas quando for preciso têm de se chegar à frente”.
A fechar, Rúben Amorim confirmou que conquistar a Taça de Portugal é um objectivo pessoal, até porque apesar de o ter conseguido enquanto jogador, nunca repetiu o feito no papel de treinador. “Todos os treinadores são muito competitivos e há essa falha, fomos a uma meia-final e fomos eliminados pelo FC Porto. Não posso dizer o contrário, o Clube quer muito e o treinador também quer muito ganhar a Taça de Portugal pelo Sporting CP. É um dos grandes objectivos da época”.