Rúben Amorim: "Há muita coisa ainda para ganhar"
10 maio, 2024
Sporting CP visita o GD Estoril Praia este sábado (18h00)
Já consagrada como Campeã Nacional, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se este sábado (18h00) ao Estádio António Coimbra da Mota, casa do GD Estoril Praia, para disputar a 33.ª e penúltima jornada da Liga.
Na antevisão ao encontro, o técnico Rúben Amorim começou por ser convidado a falar sobre como viveu a conquista do 24.º título verde e branco, no último domingo, reconhecendo que “foi uma grande festa” num “dia especial, mas já passou”, pelo que agora é necessário voltar a focar todas as atenções nos três jogos que faltam.
“Todos estavam à espera do título, eu mais do que os jogadores e do staff porque fui o único que já foi vestido para ir para o autocarro. A minha crença é sempre maior do que a do resto da malta. Foi um dia especial, mas passados dois dias já não sabe a nada pois temos coisas para fazer e objectivos para atingir”, começou por afirmar o técnico aos jornalistas presentes na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
“Ainda temos a Taça de Portugal e seguimos o nosso caminho, esquecendo um pouco a festa. Amanhã vamos tentar vencer e não sofrer golos. O recorde são 27 vitórias e podemos fazer 28, batendo a melhor pontuação. Acima de tudo, se queremos vencer o próximo título precisamos que todos tenham ritmo e estejam preparados para escolhermos a melhor equipa. Há muita coisa ainda para ganhar”.
O líder verde e branco esclareceu depois que, devido aos problemas físicos de Franco Israel e Antonio Adán, será Diogo Pinto, guarda-redes de 19 anos, a assumir a baliza nesta partida, a sua primeira ao serviço da equipa principal do Sporting CP.
“O Antonio ainda está lesionado e não pode jogar, o Franco foi operado e está fora o resto da época. Por enquanto, o Pinto vai ser o titular, temos o Francisco [Silva] no banco e o [Guilherme] Pires como terceiro guarda-redes, mas confiamos em todos. É um rapaz que fez todo o crescimento aqui, vai estrear-se pela equipa principal e é um peso grande. Mas o contexto ajuda porque já fomos Campeões e todos os jogadores vão ajudá-lo pois ele está preparado para ajudar-nos a não sofrer golos”.
Além de Diogo Pinto, o timoneiro da turma de Alvalade foi questionado sobre uma possível estreia de Geovany Quenda, mas afastou essa hipótese, revelando no entanto que poderá haver outro jogador da formação a realizar o primeiro encontro oficial pelo plantel A na Amoreira: Miguel Menino, médio de 21 anos da equipa B.
“Poderá haver uma situação de um miúdo que cresceu aqui estrear-se, mas não será o Quenda. Acreditamos muito no Quenda e que ele eventualmente será campeão no Sporting, mas há outros miúdos que, pela sua idade, o futuro poderá passar por outro sítio que não o Sporting CP e temos atenção a isso. São miúdos que nos ajudaram muito nos treinos, mas não tiveram a visibilidade de outros e não estão na nossa cabeça para o próximo ano. O Menino vai ser convocado, o Quenda não. Acreditamos que será Campeão no Sporting CP, portanto terá tempo para tal”.
Quanto ao GD Estoril Praia, que é actualmente o 13.º classificado e encontra-se ainda na luta pela permanência, Rúben Amorim não espera quaisquer facilidades.
“O GD Estoril é uma equipa que joga bem e jogar fora de casa não é o mesmo que em casa”, disse, revelando que existirão “algumas alterações”. “A equipa que vai jogar é para vencer o jogo, mas não será a mesma do que contra o GD Chaves. Vai ser feita uma gestão para que na semana da Taça de Portugal todos estejam no máximo e possamos escolher à vontade. Mas vão ver pelo onze que queremos vencer pois temos objectivos importantes, como passar a melhor marca pontual e de vitórias do Sporting CP e continuar a não sofrer golos. Fomos Campeões, mas já há o peso de ganhar mais um título e pensar no próximo ano. As boas sensações já passaram, agora é a Taça de Portugal, os recordes e preparar já a próxima época”.