Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

A consagração do Leão

Por Sporting CP
18 maio, 2024

Sporting CP bate GD Chaves por 3-0 em clima de grande festa

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o GD Chaves por 3-0 na 34.ª e última jornada da Liga Portugal. Os Campeões Nacionais terminaram, assim, o campeonato da melhor forma.

Num esperado clima de festa e com grande ambiente no Estádio José Alvalade, os Leões entraram em campo com três alterações nos titulares: saíram Ousmane Diomande, Daniel Bragança e Matheus Reis e entraram Luís Neto - que foi capitão nesta partida -, Morten Hjulmand e Nuno Santos. O GD Chaves fez guarda de honra aos Campeões Nacionais e o Sporting CP estreou o primeiro equipamento para 2024/2025 que serve como uma homenagem a Francisco Stromp.

Mesmo servindo apenas para cumprir calendário, uma vez que Sporting CP e GD Chaves já conhecem os seus desfechos nesta edição da Liga Portugal, a partida teve a intensidade habitual promovida pelo conjunto de Rúben Amorim, que podia ter marcado logo aos dois minutos, mas Gonçalo Pinto defendeu o remate de Hidemasa Morita. Logo a seguir, Pedro Gonçalves bateu o livre na direita e Gonçalo Inácio, sozinho na área, cabeceou ao poste.

O GD Chaves procurou reagir e também conseguiu ameaçar, primeiro com um remate de Jô Batista ao lado e, de seguida, foi Leandro Sanca a desperdiçar uma oportunidade de ouro. A partir daí, contudo, só deu Sporting CP até ao intervalo.

Aos 13 minutos, foi assinalado pontapé de penálti a favor dos visitados quando Francisco Trincão caiu na área flaviense, mas o árbitro Manuel Oliveira, depois do recurso ao VAR, anulou a decisão. Gonçalo Pinto voltou a brilhar entre os postes do GD Chaves ao negar o golo a Pedro Gonçalves pouco depois, mas o 1-0 não tardou muito mais.

Após, mais uma vez, recorrer ao VAR, Manuel Oliveira assinalou pontapé de penálti por mão na bola de um jogador do GD Chaves e Viktor Gyökeres foi chamado a converter. Como não podia deixar de ser, o sueco não desperdiçou e deu ainda mais brilho à já grande festa dos Sportinguistas.

Continuou melhor o Sporting CP, com oportunidades para Viktor Gyökeres e Luís Neto, até chegar o 2-0 aos 38 minutos: fantástica jogada colectiva, com Francisco Trincão a brilhar pela direita e a dar para Pedro Gonçalves, que encontrou Ricardo Esgaio e este assistiu Viktor Gyökeres, que rodou e finalizou. Mais um golaço do ponta-de-lança, o 43.º na temporada e 29.º na Liga Portugal, cimentando a sua posição de melhor marcador da competição.

As chances não acabaram e, já depois de Francisco Trincão atirar ao lado e de Pedro Gonçalves não ter aproveitado da melhor forma o excelente passe de Ricardo Esgaio, o Sporting CP voltou a colocar uma bola no fundo das redes do GD Chaves - e novamente por Viktor Gyökeres. No entanto, e mais uma vez depois da ajuda do VAR, Manuel Oliveira anulou o 3-0.

Até ao intervalo, destaque para o cartão vermelho directo mostrado a Junior Pius por agressão a Morten Hjulmand.

No descanso, foram homenageados no relvado do Estádio José Alvalade os vencedores da Taça de Portugal de goalball, as vencedoras da Taça de Portugal de rugby e os Campeões Europeus de hóquei em patins. De volta ao futebol, saiu Morten Hjulmand para a entrada de Paulinho para o segundo tempo.

Desta vez, foi o GD Chaves a entrar com mais perigo, tendo João Correia cabeceado ao lado num contra-ataque muito rápido. A seguir foi a vez de Gonçalo Inácio negar o golo de honra aos forasteiros com um grande corte no momento certo.

Contudo, foi o Sporting CP a voltar a marcar, agora aos 55 minutos: excelente passe longo de Luís Neto para Nuno Santos, que, já em esforço, conseguiu servir Paulinho na área e este finalizou com sucesso pela 21.ª vez em 2023/2024.

Seguiu-se um dos momentos mais emocionantes da noite. Luís Neto, a terminar a sua última temporada a jogar de Leão ao peito, foi substituído por Jeremiah St. Juste e recebeu uma longa e merecida ovação de pé por parte dos colegas, dos adversários e dos quase 50000 Sportinguistas presentes.

O encontro continuou e o Viktor Gyökeres voltou a dar trabalho a Gonçalo Pinto, enquanto João Correia, do outro lado, voltou a a falhar o alvo. Já com Daniel Bragança e Marcus Edwards nos lugares de Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio, Gonçalo Pinto brilhou ainda mais, negando um autogolo de um dos seus companheiros.

Aos 82 minutos, surgiu mais um Campeão Nacional no momento em que Francisco Silva, guarda-redes de 18 anos da formação Leonina, substituiu Diogo Pinto para os últimos minutos deste campeonato.

Podia ter chegado o 4-0, como provou o livre directo de Pedro Gonçalves que acertou na trave, mas prevaleceram os três golos de diferença até ao fim.

O Sporting CP terminou a Liga Portugal 2023/2024 com 90 pontos, 29 vitórias, três empates e duas derrotas, 96 golos marcados e 29 sofridos e com 100% de triunfos nos encontros realizados no Estádio José Alvalade. E com o seu 24.º titulo nacional.

Os Leões voltam a entrar em campo no domingo, 26 de Maio, para a final da Taça de Portugal contra o FC Porto.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR] (Francisco Silva, 82’), Luís Neto [C] (Jeremiah St. Juste, 57’), Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Marcus Edwards, 73’), Morten Hjulmand (Paulinho, 46’), Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 73’), Nuno Santos, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.