Ricardo Costa: "Foi uma vitória importante para nós"
18 maio, 2024
Treinador reagiu à vitória dominadora no dérbi
Após o triunfo por 32-41 frente ao SL Benfica, Ricardo Costa, treinador dos Leões do andebol, esteve em conferência de imprensa para fazer o rescaldo do dérbi e começou por destacar o apoio Sportinguista presente na Luz.
“Mais uma vez marcaram presença, ajudaram-nos e têm sido determinantes nesta caminhada no campeonato”, sublinhou, antes de dissecar a partida.
"Fomos competentes, atacámos bem o 6v6, sabíamos que o bloco central do SL Benfica, mesmo com as ausências, tem um bom nível defensivo, mas impusemos o nosso jogo na primeira parte. Até ao 7v6 do SL Benfica fomos claramente superiores em termos defensivos", sublinhou o técnico verde e branco, abordando depois a segunda parte.
"Depois, o 7v6 abre mais oportunidades para o SL Benfica, mas mesmo assim conseguimos andar em margens de oito golos. A segunda parte teve menos intensidade, mais ataques alongados do adversário, nós falhámos várias oportunidades e o [Gustavo] Capdeville ajudou a que o resultado passasse de nove [golos de diferença] para quatro, mas continuámos a criar e esse é um dado importante. Julgo que conseguimos rectificar após o nosso desconto de tempo e voltámos à linha que tínhamos tido na primeira parte", realçou Ricardo Costa, considerando que esta foi "uma vitória importante".
Assim, o título de campeão nacional vai decidir-se na derradeira jornada desta fase final, num clássico com o FC Porto no Pavilhão João Rocha.
Questionado sobre a alteração do formato competitivo para esta época, com direito a fase final, onde os pontos da primeira fase de cada equipa foram reduzidos para metade, Ricardo Costa preferiu valorizar a caminhada verde e branca até aqui. “Neste momento da prova não tenho de concordar ou discordar. Quem é que não gostava de ser já campeão? É de fácil resposta. Do nosso lado, dificilmente seria melhor o nosso trajecto até aqui, mas muito fizemos para jogar esse jogo nestas condições. Agora é desfrutar e deixar o Pavilhão João Rocha falar", apontou, antes de projectar pela primeira vez esse embate com os dragões.
“As duas equipas são conscientes daquilo que têm pela frente. O formato do campeonato ditou que o FC Porto tivesse uma palavra a dizer, mas era difícil que nós tivéssemos feito melhor. São duas equipas com grandes jogadores, uma defende a posição desde a primeira jornada e a outra é uma crónica campeã. De um lado está a nossa ambição e do outro a resistência do FC Porto", sentenciou o treinador dos Leões.