Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Morten Hjulmand: "Estou preparado para o papel de capitão"

Por Sporting CP
21 Jul, 2024

​Médio dinamarquês feliz por estar de regresso aos treinos no Sporting CP

Antes do treino aberto da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, na manhã deste domingo, o médio Morten Hjulmand falou à comunicação social.

O dinamarquês, que integrou o estágio que decorre em Lagos, no Algarve, na última sexta-feira, depois de ter representado o seu país no Campeonato da Europa, mostrou-se feliz e entusiasmado por estar de regresso ao emblema de Alvalade.

“É óptimo voltar, ver todos os jogadores, o staff e estar novamente no relvado. Tive muitas saudades do Sporting CP nas últimas semanas”, começou por dizer o jogador de 25 anos, que a partir desta temporada terá ainda mais responsabilidade no seio do plantel verde e branco, visto que será o novo capitão de equipa.

“Serei responsável por ser uma figura de proa no Clube, é assim quando se é capitão. Mas estou preparado para esse papel, tenho estado já desde há algum tempo e sinto-me bem”, garantiu o nórdico, lembrando ter tido uma boa preparação enquanto líder pois conviveu, na época passada, com jogadores muito experientes.

“Aprendi muito com todos os jogadores que deixaram o Clube na última época. É triste que não estejam cá, mas o futebol é assim. Já tive a experiência de ser capitão no US Lecce, portanto vai ser bom passar por isso outra vez no Sporting CP. Mas claro, vamos sentir falta do 'Seba' [Coates], Paulinho, Antonio [Adán] e [Luís] Neto”.

Morten Hjulmand foi depois questionado sobre como se substituem esses jogadores, que traziam muita experiência ao grupo, assegurando que, apesar de o plantel ter bastante juventude, tem também muitos líderes dentro e fora de campo.

“A equipa é jovem mas tem muita personalidade, o ambiente é bom. Tal como na época passada, temos muitos capitães na equipa. Claro que sentimos a falta desses quatro jogadores, no entanto tenho a certeza de que vamos ter uma grande época com esta jovem equipa”, referiu, elogiando a forma dos jovens da formação.

“Estou cá há apenas um dia, mas tive uma boa impressão ao nível físico, foi um bom treino. Os mais novos estão em forma, a melhorar, portanto não estou preocupado”.

O centro-campista revelou depois que está a ter aulas de português, o que poderá ser importante visto que apenas os capitães poderão falar com os árbitros a partir desta época, mas ainda pretende aperfeiçoar as suas capacidades com a língua.

“É verdade, tenho de melhorar o meu português. Estou a dar o meu melhor, mas isso não será um problema para falar com os árbitros. Farei tudo para ter boas conversas com eles, sempre com respeito”, referiu, sendo depois convidado a dizer algumas palavras em português: “Estou pronto para jogar esta época”, atirou.

O arranque oficial da época está marcado para dia 3 de Agosto, com a disputa da Supertaça frente ao FC Porto, e Morten Hjulmand acredita que a equipa estará preparada para lutar pelo triunfo, apesar de frisar que o adversário não será fácil.

“As finais para mim são sempre jogos de 50/50. Eles têm uma equipa forte, mesmo que tenham feito algumas mudanças durante o Verão. Será um jogo difícil, mas vamos tentar ganhar, claro”, sublinhou, mostrando-se também muito feliz por, pela primeira vez na carreira, ter a oportunidade de jogar a UEFA Champions League.

“Sinto-me preparado para jogar a Liga dos Campeões. Enquanto jogador, é sempre divertido disputar este tipo de competições, portanto estou ansioso por isso”.

O Leão fez ainda um balanço da temporada passada a nível individual, ele que nesse período pegou de estaca no Sporting CP, estreou-se pela Dinamarca, foi titular no Europeu da Alemanha e vai agora jogar a maior competição europeia de clubes.

“Não sei se esperava tudo isso, mas nos últimos anos dei alguns passos na minha carreira para chegar a este momento, jogar num grande clube como o Sporting CP e disputar a Liga dos Campeões, além de fazer parte da selecção nacional. Nos últimos anos fui dando passos que me trouxeram até onde estou hoje”, justificou.

A fechar, o capitão verde e branco deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas, prometendo empenho máximo para que tudo corra bem nesta nova temporada.

“Estamos a trabalhar no duro e a preparar da melhor forma o jogo com o FC Porto. Temos grandes ambições enquanto equipa para esta época, tal como os adeptos. Na temporada passada alcançámos o objectivo e queremos fazê-lo novamente”.