Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Frederico Varandas: "Trataremos sempre bem quem nos fez bem"

Por Sporting CP
02 Nov, 2024

Presidente também esteve em conferência de imprensa para abordar saída do técnico

A seguir à conferência de imprensa de Rúben Amorim, o presidente Frederico Varandas também esteve no Auditório Artur Agostinho para falar sobre a confirmada saída do técnico Leonino.

“Confirmo que no final da época passada [Amorim] considerou que o final desta época era o momento ideal de terminar o seu ciclo”, corroborou inicialmente, admitindo também que a proposta do Manchester United FC nesta fase da época obrigou a um reajuste no plano inicialmente traçado.

“Os adeptos têm o privilégio de viver o presente e nós, enquanto estrutura, temos de preparar o futuro, o que já estávamos a fazer. Obviamente que esta chegada do Manchester United FC não era o que queríamos e o treinador achou que era o momento de ir. Nós respeitamos e simplesmente antecipamos o que tínhamos preparado”, explicou o líder máximo do emblema de Alvalade, que reconheceu também “entender muito bem todas as reacções” que esta mudança tem espoletado nos Sportinguistas.

“Por mérito dele, o nosso treinador criou uma relação muito forte com os adeptos, e quando há paixão há irracionalidade e com a separação há dor e desânimo. Faz parte. Nós tentamos ter a visão mais racional possível”, referiu, acrescentando: “Quando olho para Rúben Amorim vejo o segundo treinador com mais jogos na História do Sporting CP, um treinador brilhante. O Sporting CP é grande e nobre de valores, por isso sejamos grandes e, nesta casa, trataremos sempre bem quem nos fez bem”.

De seguida, Frederico Varandas deixou muitos elogios ao percurso realizado pelo treinador de Leão ao peito, realçando que “com todo o respeito pela sua carreira de jogador”, o presidente acredita que “daqui a muitas décadas, Amorim será recordado como um treinador”.

“E foi o Sporting CP que arriscou e investiu num jovem treinador com apenas oito jogos na Liga. Rúben Amorim terá sempre um selo de Sporting CP na sua vida e a História do Clube terá sempre também um selo de Amorim”, garantiu, desejando publicamente a Amorim “as maiores felicidades a partir do dia 11 de Novembro, embora a cor das camisolas [do Manchester United FC] não vai ajudar”. “Estamos muito, muito, muito gratos por tudo o que fez para ajudar a reerguer este clube”, reforçou.

Questionado sobre a opção tomada de manter Rúben Amorim à frente da equipa até à próxima paragem de selecções, o presidente dos Leões justificou-o como uma forma de “defender o Sporting CP”, sublinhando “o profissionalismo” de ambas as partes.

“Já ouvi muitas opiniões, respeito-as, mas ninguém sabe tão bem como eu a forma como o meu treinador conhece os seus jogadores. O meu papel aqui é defender o Sporting CP e conheço bem o profissionalismo do treinador e dos jogadores, que querem ser Bicampeões”, apontou.

Já sobre o sucessor de Amorim, Frederico Varandas assegurou apenas que “é exactamente a mesma solução que estava preparada para o próximo Verão”, o qual é considerado pela estrutura verde e branca “a peça-chave para o projecto seguir em frente”, destacou. “O treinador será sempre a peça-chave do projecto desportivo, é a minha concepção. O futuro treinador do Sporting CP será anunciado a 11 de Novembro”, confirmou ainda o líder do emblema de Alvalade.

Por fim, questionado sobre os valores desembolsados pelo emblema inglês para tirar Amorim do Sporting CP, Frederico Varandas detalhou que “foi vendido acima da cláusula de rescisão e pela primeira vez o Sporting CP coloca um treinador num colosso europeu”.

“Com os títulos que tem, se é mal vendido? Ter de pagar dez milhões para mandar embora um treinador é que seria caro para o Sporting CP”, atirou, acrescentando que a cláusula fixada nos dez milhões “era o que estava acordado”.

“Se é barato ou muito caro? É um treinador que nos deu o que nos deu, valorizou o plantel em três ou quatro vezes e vai estar no top-5 de treinadores mais caros em termos de transferências”, concluiu o presidente verde e branco.