Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

"Foi uma escolha simples e natural"

Por Sporting CP
11 Nov, 2024

Frederico Varandas apresentou João Pereira como novo treinador

Frederico Varandas apresentou, nesta segunda-feira, João Pereira como novo treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal.

A cerimónia decorreu no Hall VIP do Estádio José Alvalade e contou com a presença de toda a Direcção do Clube, do director-desportivo Hugo Viana e, naturalmente, de toda a equipa técnica e staff que vai acompanhar o técnico neste desafio.

Frederico Varandas já tinha revelado que o sucessor de Ruben Amorim estava escolhido há muito tempo, reforçando que o Sporting CP vai ter um treinador com “competência e liderança”, que lhe vai permitir continuar a crescer e a vencer.

“Esta apresentação acontece sete meses antes do planeado e foi uma escolha simples e natural, que teve início há cerca de quatro anos. Conheço o João Pereira há mais de 13. Enquanto director-clínico foi meu jogador em três momentos diferentes e sempre demonstrou liderança, carácter e um entendimento do jogo anormal para um jogador. Isso são tudo características teóricas decisivas para se ser treinador e uma coisa é um projecto e outra é uma realidade, por isso o João teria de o provar. Em Janeiro de 2021 convidámo-lo para voltar como jogador, para terminar a carreira aqui e lançámos-lhe o desafio de uma nova carreira e ele aceitou. Começou como adjunto nos sub-23, foi treinador nos sub-23 durante dois anos e depois passou para a equipa B. Foi crescendo como treinador, foi constituindo e aperfeiçoando a sua equipa técnica e convenceu toda a estrutura da Academia pela sua competência e liderança”, começou por dizer Frederico Varandas, acrescentando: “Hoje aqui estamos e posso dizer que tenho o mesmo sentimento que tinha nesta sala há cerca de cinco anos. Disse-o na altura e hoje sinto o mesmo: tenho poucas dúvidas de que o João Pereira daqui a quatro ou cinco estará num dos clubes mais poderosos da Europa. Vai encontrar um grupo fabuloso, um capitão fabuloso, um staff fabuloso e um clube que o vai proteger e lhe vai permitir crescer como treinador e o Sporting CP encontra um treinador que lhe vai permitir continuar a crescer”.

Depois o presidente Leonino respondeu às perguntas dos jornalistas, sublinhando a confiança total que tem em João Pereira, elogiando-o por ter aceitado este desafio a meio da temporada e esclarecendo que o “alto risco é decidir algo em que não se acredita”.

“Há quase cinco anos apresentámos um treinador com oito jogos na I Liga e hoje um com zero jogos, mas estou muito confortável e tranquilo com isso”, justificou Frederico Varandas.