João Pereira: "Continuar a fazer bons jogos e a fazer muitos golos"
25 Nov, 2024
Sporting CP recebe, nesta terça-feira, o Arsenal FC
João Pereira não tem dúvidas de que o jogo com o Arsenal FC desta terça-feira (20h00), em Alvalade, a contar para a quinta jornada da fase da liga da UEFA Champions League, vai ser difícil, mas sublinhou que o Sporting CP está preparado para continuar o bom percurso na prova.
“O nível vai aumentar, o grau de dificuldade será maior, mas estamos preparados. O Arsenal FC tem sete pontos, só tem um golo sofrido e de penálti. É uma equipa forte defensivamente e vai-nos criar muitas dificuldades nos esquemas ofensivos em que são muito fortes”, começou por dizer, acrescentando: “O Arsenal FC tem bons jogadores, boas individualidades, pontos fortes nas alas, criam muitas oportunidades e fazem muitos golos, mas preocupei-me e foquei-me mais com a nossa estrutura e nós também temos grandes jogadores, que estão a fazer uma campanha fantástica na Champions e que vão querer continuar a dar uma boa resposta”.
Eduardo Quaresma e Zeno Debast não treinaram e estão em dúvida para esta partida, mas o técnico Leonino não fechou a porta à possibilidade de jogarem e desvalorizou a possibilidade de não o fazerem: “Têm ambos pequenos toques e vão estar em dúvida até ao início do jogo, mas, se não estiverem aptos, temos outros jogadores preparados para dar resposta”.
Confiante, João Pereira esclareceu que o Sporting CP vai jogar como até aqui, com pequenas diferenças e explicou porquê: “Retirar a identidade ao Sporting CP era tirar a identidade aos jogadores e tirar-lhes aquilo que eles estão habituados a fazer. Sabemos que não vamos conseguir pressionar o jogo todo em campo inteiro porque é difícil e nem em Portugal se consegue fazer isso. Vai haver momentos em que o adversário vai ter mais bola e nós vamos ter de fechar bem os espaços e escolher o momento certo para saltar na pressão. Sabemos bem que o Arsenal FC é uma equipa que nos vai trazer problemas, mas queremos continuar a fazer bons jogos e a fazer muitos golos”.
“Quem estava atento à equipa B, sabe que essa equipa usava o sistema de jogo parecido ao da equipa principal, com um comportamento ou uma nuance diferente, mas os princípios eram os mesmos. Temos essa sorte, de pegar numa equipa que já tem os princípios que utilizávamos, mas é preciso tempo. Os jogadores estão num bom momento, percebem bem as coisas e tudo o que for para alterar será para melhor, mas vai ser aos poucos”, disse ainda de uma forma mais geral sobre o mesmo tema, referindo que é preciso dar tempo a esta nova equipa técnica para implementar as suas ideias.
Já os objectivos continuam os mesmos e o do Sporting CP nesta UEFA Champions League é chegar ao play off, por isso o treinador verde e branco disse que a vitória com o Manchester City FC na última jornada da prova faz parte do passado e que é preciso continuar a somar pontos.
“Tendo em conta o que o Sporting CP estava a fazer, antes do jogo com o City, os jogadores já estavam com o pensamento de atingir o play off. Foi uma vitória moralizante, que ajudou muito, mas que só deu três pontos e, por isso, todos estão com os pés bem assentes na terra e sabem que o jogo com o Arsenal FC vai ser diferente”, referiu, sublinhando: “Os objectivos estão definidos desde o início, estamos bem posicionados, temos jogo amanhã e no final fazemos as contas, sabendo que ainda faltam quatro jogos”.
Nesta primeira conferência de imprensa, João Pereira foi ainda questionado sobre a possibilidade de amanhã Viktor Gyökeres aguçar ainda mais a vontade dos colossos europeus, mas disse que não está preocupado com isso: “Espero é que o Viktor faça uma grande exibição e possa fazer muitos golos”.