Nulo em Barcelos
22 Dez, 2024
Sporting CP empata sem golos em casa do Gil Vicente FC
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este domingo, 0-0 em casa do Gil Vicente FC na 15.ª jornada da Liga Portugal.
Num Estádio Cidade de Barcelos repleto de Sportinguistas, os Campeões Nacionais entraram em campo com duas alterações nos titulares, tendo Ousmane Diomande e Conrad Harder substituído Matheus Reis e Geny Catamo, que estavam no banco. Também suplentes foram Miguel Alves (18 anos) e Eduardo Felicíssimo (17), jovens que procuram a estreia pela equipa principal, e Mauro Couto e Henrique Arreiol, que já somaram minutos.
Depois de uns primeiros instantes repartidos, o Sporting CP criou a primeira oportunidade do desafio: grande jogada com Geovany Quenda a servir Maxi Araújo com um grande passe e o uruguaio a cruzar para Viktor Gyökeres cabecear, mas Mory Gbane fez de guarda-redes e bloqueou o tiro.
Na reacção, o Gil Vicente FC falhou o alvo por intermédio de Josué Sá, mas era o Sporting CP quem estava por cima e, aos 18 minutos, Viktor Gyökeres atirou de longe, e em arco, com a bola a passar perto do poste contrário. Do outro lado, Santi García rematou para defesa fácil de Franco Israel.
Seguiram-se vários minutos sem oportunidades e com o encontro muito preso no meio-campo. Ao Sporting CP, estava a faltar algum acerto nos detalhes, enquanto o Gil Vicente FC revelava na construção criteriosa. No entanto, a baliza Leonina nunca esteve em perigo até ao intervalo.
Até ao final da primeira parte, destaque para o cruzamento de Geovany Quenda para Viktor Gyökeres cabecear e Andrew defender. Quando André Narciso apitou para o descanso, o marcador assinalava 0-0.
Matheus Reis entrou para a saída de Eduardo Quaresma para o segundo tempo e o Sporting CP começou bem. Logo aos 47 minutos, Maxi Araújo bateu o canto, Francisco Trincão desviou de cabeça e Viktor Gyökeres rematou, mas saiu torto. A seguir, o sueco apareceu na cara de Andrew, mas o guarda-redes adiantou-se.
Aos 62 minutos, Geovany Quenda ameaçou de livre directo, mas Andrew voltou a defender. Ao contrário do que aconteceu nos 45 minutos iniciais, o Gil Vicente FC não atacou na metade final e apenas o Sporting CP procurou o golo, como se viu quando Geovany Quenda trabalhou bem na área visitada, mas não conseguiu o remate.
O jovem de 17 anos deu lugar a Geny Catamo e, logo a seguir, um dos melhores momentos do desafio: cruzamento perfeito de Francisco Trincão para cabeceamento potente de Conrad Harder, mas Andrew realizou uma bela intervenção para canto.
Já no quarto de hora final, André Narciso assinalou pontapé de penálti por falta sobre Zeno Debast, mas anulou a decisão depois de consultar o VAR. O guardião Andrew foi mesmo a melhor unidade do Gil Vicente FC e voltou a salvar a equipa da casa com duas grandes defesas, uma num remate de Geny Catamo e outra de Francisco Trincão.
Mauro Couto entrou a três minutos dos 90 para a saída de Maxi Araújo e o Sporting CP continuou à procura dos três pontos, enquanto o Gil Vicente FC teve o seu único ataque perigoso já em tempo de compensação, quando Félix Correia rematou e Franco Israel defendeu para canto.
Até ao final, o único lance digno de registo foi um livre directo de Geny Catamo para fora. Os Leões voltam a jogar no dia 29 de Dezembro, recebendo o SL Benfica em Alvalade.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Eduardo Quaresma (Matheus Reis, 45'), Ousmane Diomande, Zeno Debast, Geovany Quenda (Geny Catamo, 65'), Morten Hjulmand [C], João Simões, Maxi Araújo (Mauro Couto, 87'), Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyökeres.