Rui Silva: "Estamos preparados"
10 Fev, 2025
Guardião "muito feliz" com a possível estreia na UEFA Champions League
Antes de Rui Borges, Rui Silva esteve na conferência de imprensa de antevisão ao jogo entre a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal e os germânicos do BV Borussia 09 Dortmund, marcado para as 20h00 desta terça-feira no Estádio José Alvalade e referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League.
Para o guarda-redes, pode-se tratar da estreia na competição, algo que não o deixa indiferente.
"Estou muito grato por poder estar aqui. Era um grande objectivo poder jogar a UEFA Champions League e estou muito feliz. Trabalho sempre para jogar, mas só controlo o que depende de mim e quem escolhe é o míster", começou por dizer aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
Questionado sobre a relação com Franco Israel, colega de posição, Rui Silva assegurou que ambos têm "um grande respeito um pelo outro": "Temos uma competitividade muito saudável, o que é fundamental para atingir os objectivos. É importante haver solidariedade e temos de mostrar o nosso compromisso. Estamos a criar uma ligação muito forte, com muito respeito".
Garantindo estar a par da "importância desta eliminatória e do adversário que temos pela frente", o futebolista de 31 anos recusou olhar apenas para a prestação do BV Borussia 09 Dortmund no campeonato doméstico - que tem sido abaixo do habitual.
"É muito diferente, a nível de motivação, disputar a UEFA Champions League ou o campeonato interno. É um clube histórico que não está bem na sua liga, mas sabemos a capacidade que tem tanto ofensiva como defensivamente. Estamos preparados. Temos 180 minutos pela frente e temos de ser muito rigorosos para, com as nossas armas, criar perigo do lado contrário", explicou.
Em relação a Viktor Gyökeres, Rui Silva não escondeu que se trata de "um jogador muito importante" para a equipa: "É um goleador nato, mas temos outros jogadores que podem dar resposta. O Conrad Harder tem correspondido muito bem e feito golos, mas claro que o Viktor Gyökeres é uma grande referência. Esperemos que esteja a 100% para fazer golos e para nos ajudar".
Por fim, Rui Silva prometeu estar "motivado em todos os jogos". "Jogo num clube grande, por isso tem de ser assim", acrescentou.