Leoas mereciam mais
17 Mar, 2021
Sporting CP perde final da Taça da Liga feminina
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, a final da Taça da Liga por 1-2 contra o SL Benfica. Bruna Costa apontou o golo Leonino no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.
Os primeiros 25 minutos não sorriram às Leoas, com o SL Benfica a inaugurar o marcador logo aos quatro minutos. Depois de um primeiro remate de Francisca Nazareth, defendido com excelência por Inês Pereira, Cloé Lacasse aproveitou a recarga para fazer o 0-1. Pouco depois, e já depois de nova grande chance de Francisca Nazareth, a árbitra Sandra Bastos assinalou pontapé de penálti na área Sportinguista. Nycole Raysla, na conversão, não falhou e fez o 0-2 para as águias.
Cloé Lacasse ainda deu mais trabalho a Inês Pereira aos 23 minutos, mas a partir daí o Sporting CP cresceu em campo. Prova disso foi a boa jogada que terminou com um remate de Ana Capeta para defesa da guarda-redes Lelê pouco tempo após a meia hora de partida. Aos 34 minutos, Ana Borges caiu na área do SL Benfica e pediu-se pontapé de penálti em Leiria, mas, desta vez, Sandra Bastos deixou seguir.
O SL Benfica ficou reduzido a dez no minuto seguinte devido à expulsão de Beatriz Cameirão e o Sporting CP, já em cima do intervalo, criou dois lances que assustaram a defesa adversária: primeiro foi Tatiana Pinto, depois de um bom trabalho de Ana Capeta, a não ter o remate desejado e, já em tempo de compensação, Nevena Damjanović cabeceou para fora.
O intervalo fez bem ao Sporting CP, que regressou com um golo aos 52 minutos. Ana Borges bateu rápido um pontapé de canto e Ana Capeta, a partir da direita, cruzou para a área rival. Aí, apareceu Bruna Costa para a finalização de cabeça que reduziu a desvantagem e relançou o desafio.
Na resposta, Cloé Lacasse rematou com perigo para fora, ainda que a bola tenha desviado numa jogadora Leonina. Contudo, era o Sporting CP que estava por cima e o 2-2 esteve mesmo muito perto de acontecer aos 58 minutos: Ana Borges lançou Ana Capeta em velocidade pela direita e esta serviu Tatiana Pinto, que rematou ao lado. A bola passou a poucos centímetros do poste e cheirou-se o 2-2.
Susana Cova tirou depois Fátima Pinto para a entrada de Joana Martins e, a seguir, Ana Borges voltou a cair na área e a juíza Sandra Bastos voltou a mandar seguir. Aos poucos, o jogo entrou no quarto de hora final, que foi de sufoco para a defesa do SL Benfica. O primeiro aviso foi dado por Joana Marchão, que obrigou Lelê a uma defesa complicada de livre directo.
A sete minutos dos 90, o Sporting CP teve nos pés uma oportunidade tirada a papel químico da anteriormente desperdiçada por Tatiana Pinto. Agora foi Ana Borges a ganhar espaço pela direita e dar o golo a Andreia Jacinto, que rematou por cima quando estava em excelente posição. O 2-2 voltou a estar muito perto de ser uma realidade e, logo a seguir, Ana Capeta saiu para dar lugar a Carolina Mendes.
Carolina Mendes foi mesmo a protagonista do lance que se seguiu, aos 90 minutos. Depois de um ressalto, a internacional portuguesa rematou de primeira e a bola só foi travada pela barra benfiquista. Pouco depois, já no tempo adicional, Bruna Costa respondeu ao livre de Joana Marchão com um desvio para fora ao segundo poste, alimentando a injustiça do marcador.
Apesar do esforço do Sporting CP até ao último segundo, o jogo acabou mesmo por terminar com o triunfo do SL Benfica por 1-2, com as Leoas a não conseguirem erguer a edição 2020/2021 da Taça da Liga.
Sporting CP: Inês Pereira [GR], Mariana Rosa, Bruna Costa, Nevena Damjanović [C], Joana Marchão, Andreia Jacinto, Fátima Pinto (Joana Martins, 61', Marta Ferreira, 90+11'), Tatiana Pinto, Ana Borges, Raquel Fernandes e Ana Capeta (Carolina Mendes, 85'). Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais [GR], Rita Fontemanha, Mónica Mendes e Alicia Correia.