Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Mariana Cabral: "Estamos com muita vontade de ganhar um troféu"

Por Sporting CP
22 Ago, 2024

Hannah Seabert também lançou a final da Supertaça

Com a Supertaça em jogo, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal enfrenta, esta sexta-feira (20h45), o SL Benfica na final, que será disputada no Estádio do Restelo, em Belém. Na véspera do dérbi que vai decidir o primeiro título em 2024/2025, a treinadora Mariana Cabral e a guarda-redes Hannah Seabert lançaram o jogo em conferência de imprensa no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

“Vai ser uma final muitíssimo competitiva entre as duas melhores equipas em Portugal”, começou por dizer a técnica verde e branca, tendo em vista uma Supertaça que pela quarta edição consecutiva terá Leoas e águias frente-a-frente – Sporting CP venceu a prova em 2021, precisamente no Restelo, e em 2017.

Posto isto, Mariana Cabral não escondeu que “as duas equipas conhecem-se muito bem”, mas realçou também que há “novas dinâmicas” de parte a parte, além dos ingredientes já inerentes a uma final: “Acaba por ser não só a parte técnica e táctica, mas também a parte emocional, psicológica ou até casual, no sentido em que pode haver um penálti ou uma expulsão, situações que também temos de saber superar”.

De seguida, a treinadora das Leoas garantiu que a sua equipa está “muito bem e com muita vontade de ganhar um troféu”. “As jogadoras estão por dentro do que queremos fazer e, portanto, estamos completamente preparadas para ganhar”, apontou, realçando ainda o significado de poder iniciar a temporada regressando aos títulos.

“É muito importante, todos os troféus o são. Temos estado nas decisões, mas não temos conseguido conquistá-los. Há muita vontade”, reforçou, preferindo manter o foco sobre aquilo que as Leoas podem controlar, uma “lição da época passada”, acrescentou.

“O adversário do Sporting CP é o Sporting CP, isso é que tem de estar na nossa cabeça. Temos de fazer melhor aquilo que nós podemos fazer, independentemente do adversário”, sublinhou Mariana Cabral antes de abordar a chegada das sete caras novas do plantel Leonino: “Têm sido muito bem integradas e temos um grupo muito jovem e com muita vontade. O que mais querem é ganhar e queremos que todas sintam o que é levantar um troféu pelo Sporting CP”.

Além disso, a técnica considerou que “não faz sentido” a sobreposição da final da Supertaça com a partida da equipa masculina Leonina, para a Liga, no Algarve, também na sexta-feira, às 20h15.

“É uma enorme falta de respeito pelas jogadoras do Sporting CP, do SL Benfica e por todas as pessoas que trabalham no futebol feminino. As instituições têm de intervir nestes casos. Queremos promover o futebol feminino, que seja mais visto, por isso é uma pena”, referiu, acrescentando: “É importante que possamos crescer todas juntas por causa do investimento e da organização e não apesar do investimento e da organização”.

Ainda assim, Mariana Cabral frisou a ambição da sua equipa em voltar a dar alegrias aos adeptos. “Vamos dar o melhor para trazer um troféu para o Sporting CP e para os Sportinguistas, tendo pena que não poderemos ter o apoio de mais adeptos, porque ficarão divididos, mas de certeza que vão acompanhar ao longe também”, destacou, por fim.

Por sua vez, a guarda-redes Hannah Seabert, uma das capitãs para 2024/2025, também falou aos jornalistas presentes e deu conta da “confiança” que move as Leoas rumo à decisão.

“Fizemos uma boa pré-época e aprendemos muito. Temos uma identidade forte e jogadoras com personalidade, por isso sentimo-nos bem e entusiasmadas para amanhã”, apontou, acrescentando também que a final é encarada como uma “oportunidade de conseguir um título perante os adeptos”.

Sublinhando “a força e crença enquanto equipa” como principais pontos fortes das Leoas, a guardiã norte-americana considerou que, apesar do conhecimento mútuo, o dérbi “é sempre um novo desafio” e “um bom jogo de preparação para o nível da UEFA Women’s Champions League”, mas agora, sentenciou, o foco está “apenas na Supertaça”. “Um jogo e uma competição de cada vez”, acrescentou.

E, tal como a sua treinadora, Hannah Seabert foi clara ao traçar a ambição das jogadoras na ‘antecâmara’ de mais uma final. “A expectativa de alcançar troféus faz parte de estar no Sporting CP. Queremos começar em força esta época e amanhã queremos dar provas das nossas intenções. Estivemos muito perto [dos títulos] na época passada, ainda temos alguma dessa mágoa, mas agora é um novo início”, concluiu.