Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões derrubam 'Yellow Wall' na Youth League

Por Jornal Sporting
02 Nov, 2016

Juniores vencem o Dortmund por 1-0 e já ultrapassaram os alemães no Grupo F

O jogo da 3.ª jornada da Youth League, que opôs o Sporting CP ao Borussia Dortmund, terminou com um sabor amargo para os leões. Na Academia, a equipa de Tiago Fernandes apresentou mais qualidade do que o adversário, mas um erro individual viria a ditar o empate – terceiro noutras tantas partidas. A viagem à Alemanha estava carregada de simbolismo, pois para além do prestígio natural que é representar a camisola verde e branca num palco europeu, a formação leonina partiu com a vontade de provar aquilo que não tinha ficado esclarecido em Portugal: ser melhor do que os alemães.

Os jovens leões transformaram o frio sentido em Holzwickede em força, com o objectivo de derrubarem a primeira ‘Yellow Wall’ do dia. O técnico do Sporting CP montou um esquema táctico pressionante na zona de construção dos alemães, ou seja, junto aos centrais, mas que se intensificava ainda mais quando o Dortmund tentava circular a bola a meio-campo – Daniel Bragança foi um autêntico poço de força no primeiro quarto de hora do encontro, recuperando inúmeras bolas no ‘miolo’ do terreno e lançando de forma inteligente o ataque. Havia sinal mais para os verdes e brancos, no entanto, faltavam os golos. Sempre que a bola chegava junto à grande área alemã, dava vontade de dizer “chuta, chuta”, pois os leões acabavam por perder os lances na tentativa de os ludibriar em demasia. Numa das poucas ocasiões em que o remate apareceu, Bruno Paz não mostrou convicção suficiente para fazer a diferença em zona privilegiada, rematando à figura de Pulisic.  

Costumam falar bastante da garra de um leão. Rafael decidiu dar-lhe forma quando acreditou numa possível má abordagem dos centrais opositores perante uma bola pelo ar. O extremo antecipou-se, lançou-se como uma flecha na direcção da baliza e só ficou satisfeito quando viu o Sporting CP estar na frente do marcador (41').  Grande exemplo do número 7 verde e branco, que nunca desistiu da jogada.

O intervalo chegou e a etapa complementar abriu com novo ascendente leonino. A nível individual, destaques para o central Abdu Conté e o lateral-esquerdo Pedro Empis – imperais em todos os momentos defensivos, sendo que o jogador que desceu da equipa B também ofereceu um caudal ofensivo de grande qualidade.

Pode dizer-se que a oportunidade mais perigosa do Dortmund surgiu após uma enorme defesa de Pedro Silva a livre directo de Brunn Larsen. Na recarga, Amenyido não conseguiu acertar entre os postes. Em apenas dois minutos, tudo se complicou para o conjunto visitante. João Ricciulli viu o cartão amarelo aos 82’ e aos 84’, obrigando os corações dos Sportinguistas a baterem ainda mais rápido nos instantes finais. Tiago Fernandes abdicou de Pedro Marques, lançando o extremo Jovane Cabral e viu-se obrigado a trocar Pedro Ferreira pelo defesa Gonçalo Vieira.

Até final, Jovane teve duas claras oportunidades para aumentar a vantagem, mas o jogo viria a terminar com o mais do que justo (e até escasso) 1-0 a favor da formação de Alvalade. Venceu o espírito de equipa e o Sporting CP passou para o segundo lugar do Grupo F com seis pontos, mais dois pontos do que o Dortmund e menos um do que o Real Madrid, que se encontra neste momento a disputar a partida com o Legia (último classificado, com um ponto).