Filipe Santos lidera equipa técnica dos sub-14
28 Ago, 2024
Escalão é a base da pirâmide na Academia Cristiano Ronaldo
Filipe Santos vai ser o treinador principal dos sub-14 do Sporting CP, numa equipa técnica que inclui ainda os treinadores-adjuntos Pedro Loureiro, Diogo Valente e Gonçalo Olim, o treinador de guarda-redes Diogo Neves e o preparador físico, José Pereira.
Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Filipe Santos, que se estreia a orientar o escalão, mas que já leva vários anos dentro da estrutura, sublinhou a alegria de treinar este escalão no emblema Leonino.
“Sinto-me muito feliz, contente por o Sporting CP depositar confiança nos recursos humanos que tem e projectá-los também para novos desafios. É sempre muito importante valorizar quem está cá dentro, e a partir daí abraçar com toda a garra que temos o novo desafio e continuar a trabalhar e desenvolver os miúdos”, começou por dizer.
Filipe Santos traçou depois as ambições de trabalho para 2024/2025: “Os objectivos passam por desenvolver cada um deles [jogadores] dentro das suas características e potenciá-los ao máximo, seja qual for a área: mental, técnica, táctica ou física. Passa por desenvolvê-los ao máximo, potenciá-los dentro do modelo centrado no jogador e a partir daí no contexto mais adequado para cada um deles em cada momento tentar que todos consigam chegar ao final do ano melhores jogadores, melhores seres humanos, melhores homens, do que quando entraram e começaram”.
Depois, Filipe Santos falou das exigências que o escalão de sub-14 vai colocar à equipa técnica: “A adaptação vai ser grande porque o número de treinos aumenta, tendo em conta o meu passado vindo do Pólo EUL. Já estive nos sub-11 e nos sub-12 e a passagem para os sub-14, no meu sexto ano de Sporting CP, acaba por ser mais um momento de trabalho, mais um dia de trabalho, o que é sempre agradável, porque gostamos sempre de estar no treino e no jogo”.
E sobre o Welcome Day, ou seja, dia de boas-vindas aos sub-14, Filipe Santos enalteceu a iniciativa do Sporting CP. “É bastante positivo. Temos de perceber que as famílias estão a depositar total confiança no Clube para acolhermos os atletas e alguns passam a ser residentes. É muito importante conhecerem as infraestruturas onde os filhos vão pernoitar e passar o dia, porque vai ser a nova família deles, claro que terão sempre comunicação com as famílias, mas será aqui [Academia Cristiano Ronaldo] que vão passar o dia a dia, vão conhecer os quartos, as camas, os espaços de refeição, de convívio, as salas de estudo que são bastante importantes para fazerem a ligação com a escola. É bastante importante para as famílias que vão ter os educandos a residirem aqui, mas para os restantes também para conhecerem os espaços envolventes e todas as pessoas das áreas multidisciplinares que temos disponíveis para os desenvolver, cuidar e para estarem atentos aos seus educandos e terem toda a noção desta ‘máquina’ que está por detrás para os desenvolver. O Welcome Day é bastante importante para as famílias estarem cientes que eles [jovens jogadores] estão em boas mãos e que vão sair não só bons jogadores, mas bons homens, que esse é o principal objectivo”, referiu.
O técnico falou ainda do grupo de sub-14 que orienta: “Vejo este plantel com muito bons olhos, para já porque já os conheço há bastante tempo, desde que ingressei no Sporting CP. É um plantel estável, que está connosco desde os escalões de Petizes e Traquinas, têm nas bases bem inseridos os valores que queremos passar, mas também temos aqui vários atletas vindos das AFS [Academias Formação Sporting] que são sempre um polo bastante importante naquilo que é integrar um atleta de fora da área de Lisboa. É um grupo de trabalho bastante familiar, como uma família unida. Estes atletas podem agora olhar para atletas que já passaram pelo Polo EUL e estão agora nos sub-19. Sub-23, equipa B e até equipa A, conseguem ter aqui as referências de futuro, vêm que eles já cá estiveram [Polo EUL] e agora estão aqui. O sonho é realizável e isso faz com que o foco e concentração comecem a ser cada vez maiores para cada um dos jogadores do nosso plantel, que é bastante concentrado, focado, que quer mesmo o futebol, que quer mesmo estar no Sporting CP. Esses colegas são o exemplo que eles têm de seguir dentro e fora do campo para concretizarem os seus sonhos”.