Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Coaching Days junta o futebol de formação

Por Sporting CP
15 Out, 2024

Rúben Amorim falou aos presentes

Decorreu esta terça-feira, sendo que continua para quarta, o evento Coaching Days, uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal que procurou juntar as equipas técnicas, staff e dirigentes do futebol de formação verde e branco a nível nacional.

Em Alcochete, marcaram presença cerca de 50 funcionários Leoninos, entre eles a direcção da Academia Cristiano Ronaldo, os coordenadores das áreas multidisciplinares que integram o Modelo Centrado no Jogador e todas as equipas técnicas desde sub-7 até à equipa B, incluindo aquelas que trabalham nas Academias de Formação Sporting (AFS), no Pólo EUL e nas Academias Sporting (AS).

Ao longo de dois dias, o Coaching Days conta com reuniões de trabalho para apresentar os resultados do futebol de formação ao longo dos últimos seis anos, bem como definir objectivos e o rumo do Sporting CP ao alinhar ideias fundamentais com foco na área técnica e no departamento de estratégia e avaliação e talento. Uma das figuras de maior destaque foi Rúben Amorim, que falou aos presentes com o objectivo de alinhar o processo entre o futebol de formação e o alto rendimento.

No final, o treinador da equipa principal de futebol assegurou que "este tipo de eventos é muito importante" porque todos querem "facilitar a chegada dos jovens à equipa principal". "Não estamos a ensinar nada, mas sim a partilhar o que achamos que os jogadores têm de ter para chegar a uma equipa de nível UEFA Champions League e que ganhe títulos. Mais do que um bom momento de ligação entre treinadores, é um momento para crescer e facilitar a vida dos nossos treinadores para que se possam focar em certas situações que consideramos, enquanto técnicos da equipa principal, importantes para os jovens", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para Rúben Amorim, o foco esteve "na imagem do que queremos para o Clube, o tipo de jogador, o carácter, a mentalidade": "É uma coisa mais holística do que o foco na parte táctica ou técnica. Vamos crescendo uns com os outros e construindo o jogador do Sporting CP. Esse é o principal factor".

Nuno Figueiredo, director técnico do futebol de formação, destacou a relevância de "alinhar a visão estratégica dentro da área técnica dos sub-7 até aos sub-23". "Temos a felicidade de ter aqui elementos da nossa equipa principal e da equipa B para partilharmos ideias e reflexões e pensarmos no que é o modelo de formação e desenvolvimento do Clube. E, depois, para envolver as áreas que dão suporte para os responsáveis entenderem as nossas dores, a nossa visão e a nossa estratégia para o que mais queremos: formar e desenvolver jogadores", referiu, antes de destacar alguns dos pontos mencionados por Rúben Amorim.

"Desenvolver jogadores com talentos diversificados, mas que entendam o jogo e que se consigam adaptar às diferentes realidades do futebol, que estejam mais preparados para a equipa principal, que os aspectos técnicos sejam valorizados e, também, que tenham uma mentalidade de valorizar a equipa e o contexto. Há que trabalhar para o grupo. Tem de ser algo cultural, vivenciado e vivido por todos os jogadores em qualquer etapa formativo. São mentalidades que se criam e que têm influência no alto rendimento", assegurou.

Já Paulo Noga, director do departamento de estratégia e avaliação e talento, classificou este dia como "especial": "Fazemos isto com alguma regularidade, mas hoje tivemos a oportunidade de juntar o início do processo, como as AFS e o Pólo EUL, sem esquecer as AS. Todo o universo Sportinguista, numa perspectiva de futebol de formação, esteve aqui representado e bebeu um pouco da nossa cultura".

Depois de garantir que todos os departamentos e escalões estão num "alinhamento claro com a administração", tendo em conta que tudo está a ser "operado desde a equipa principal até às AFS", Paulo Noga foi desafiado a revelar o que é procurado no recrutamento de novos atletas.

"O que nós procuramos num jogador é o que procuramos num recurso humano do Sporting CP. Tem de ter carácter e uma personalidade aberta a estímulos para que possa ter sucesso", concluiu.